Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GTA FORMATURA

Governo do Amapá prepara formatura de futuros operadores aerotáticos do GTA

Após 17 anos a capacitação voltou a ocorrer no estado, habilitando servidores da Segurança Pública em missões com técnicas voltadas ao meio aéreo, terrestre e fluvial.

Por Gian Pantoja
02/07/2025 10h06
Qualificação é organizada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e integra o programa “Amapá Mais Seguro”

Dando continuidade às ações de fortalecimento da Segurança Pública, o Governo do Estado se prepara para realizar mais uma solenidade com a formatura da terceira turma do Curso de Operador Aerotático (COA), que acontece na próxima sexta-feira, 4, na sede do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

Após 17 anos a capacitação voltou a ocorrer no estado, habilitando servidores em missões aéreas. O COA é organizado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e integra o programa “Amapá Mais Seguro”, que rege um conjunto de ações para tornar aptos servidores da Polícia Militar (PM), Civil (PC) e do Corpo de Bombeiros (CBM) em missões aéreas.

Coordenador do curso, Capitão Waldeci Teles

O coordenador do curso, capitão Waldeci Teles, destacou que o certame exigiu bastante dos alunos, mesmo sendo integrantes da segurança pública e com várias especializações.

“O curso de Operação Aéreas não ocorria há dezessete anos no Amapá, daí a importância desta formatura que habilita seis servidores a atuarem em missões aéreas”, pontuou o coordenador.

Conteúdo de capacitação

Após 17 anos, a capacitação voltou a ocorrer no Estado habilitando servidores em missões aéreas

Foram mais de trinta disciplinas aplicadas por instrutores amapaenses ao longo de oito semanas, com técnicas voltadas ao meio aéreo, terrestre e fluvial.

Dentre as técnicas aplicadas se destacam a descida de rapel, tiro embarcado, salto no rio para salvamento de vítimas de afogamento ou naufrágio, técnicas policiais de abordagem com uso de viaturas, zona de pouso de helicóptero em área restrita, orientação e navegação por uso de bússola e ocorrências de desaparecidos na selva.

Uma técnica que utiliza cordas, chamou a atenção dos alunos e que se destacou ao longo do curso conhecida como "McGuire", método utilizado por equipes de resgate para retirar pessoas de locais de difícil acesso, utilizando um helicóptero e cordas.

Método utilizado por equipes de resgate para retirar pessoas de locais de difícil acesso utilizando um helicóptero e cordas

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!