Projetos de jogos digitais do Amapá ganham destaque no Festival Jogatório 2025, com incentivo do Governo do Estado
Participação fortalece a cena de jogos independentes amapaenses e conecta criadores locais ao cenário brasileiro de desenvolvimento de games.

Com incentivo do Governo do Estado, dois projetos de games do Amapá foram destaque na 3ª edição do Festival Jogatório, realizado entre os dias 4 e 6 de julho, no Sesc 24 de Maio, em São Paulo (SP). O evento é um dos principais do país voltados à criação de jogos digitais e analógicos independentes, e faz parte da programação do FestA! – Festival Aprender, evento anual que oferece uma variedade de atividades como cursos e demonstrações em áreas como artes visuais e tecnologias.
Durante os três dias de evento gratuito, mais de 35 jogos foram apresentados ao público, além de atrações artísticas, experiências imersivas e rodas de conversa com artistas e desenvolvedores. A presença amapaense foi representada pelos jogos Love Sick Cats, de Rodrigo “Pockolas” Porto, e Goblin Quest, de Luiz Matheus Vieira, ambos desenvolvedores independentes que integram o cenário local de criação de jogos.

A participação no festival foi viabilizada por meio do Governo do Estado, que reconhece a importância do segmento como parte do ecossistema de inovação e da economia criativa.
“Apoiamos a presença de nossos talentos no Festival Jogatório porque acreditamos na força da juventude e no potencial econômico do setor de jogos. Incentivar a cultura gamer também é investir em educação, tecnologia e oportunidades para os nossos criadores”, destacou a secretária de Desporto e Lazer, Cibely Peixoto.
Além da exposição dos projetos, os participantes do Amapá também tiveram a oportunidade de interagir com grandes nomes da indústria nacional de games, como Márcio Fiorito, ilustrador com passagens pela Marvel, e o quadrinista Lobo Loss, que mistura mitologia brasileira com o faroeste em suas histórias. Participaram ainda de apresentações de jogos como Capote, de blefe e estratégia, e O Mestre (de obras), no qual jogadores assumem o papel de magos que trocaram a magia pela construção civil.

Embora Love Sick Cats e Goblin Quest tenham sido os jogos em exibição nesta edição, vale lembrar que outros projetos amapaenses já ganharam visibilidade no evento em anos anteriores, como Astercys, desenvolvido por Hensley, um jogo de plataforma 2D com elementos de RPG que se destacou pelo contato direto com nomes relevantes do setor, como Tiani Pixel e Fernanda Dias, criadoras do renomado jogo brasileiro Unsighted.
“Eventos como o Jogatório ampliam o alcance dos nossos criadores e mostram que o Amapá também produz, inova e contribui com narrativas únicas no mundo dos games. Com apoio do Governo do Estado seguimos dando visibilidade ao nosso talento e inserindo o Amapá na rota nacional da cultura digital”, afirmou o representante do Coletivo Gamedev, Leonardo Ferreira.
O Festival Jogatório também se destacou pela acessibilidade, oferecendo visitas guiadas em Libras e proporcionando um ambiente inclusivo e interativo para todos os públicos. Organizado desde 2018 pelo coletivo Firma Gamedev, o evento tem como objetivo dar visibilidade gratuita à produção nacional de jogos independentes e formar novos públicos para o setor.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!