Projeto do Governo do Amapá é selecionado com 20 instituições em programa nacional de mentoria em administração pública
Dos 20 selecionados, iniciativa da Esap ficou em 11º lugar no programa que visa desenvolver competências e inovação no enfrentamento de problemas públicos complexos.

O Governo do Amapá ficou em 11º lugar ,entre as 20 instituições selecionadas em todo o Brasil, para integrar o CoLabs 2025. O programa de aceleração e mentoria visa desenvolver competências e capacidades de inovação no enfrentamento de problemas públicos complexos, resultado da parceria firmada entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), por meio do Laboratório de Inovação em Governo (Gnova Lab) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.
Apresentado pela Escola de Saberes Públicos do Amapá (Esap), o projeto aprovado, “Ver e Cuidar: dados, gestão e formação sobre a Primeira Infância no Amapá”, terá o apoio da Escola do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AP). As equipes selecionadas receberão apoio metodológico do Gnova Lab e da ENAP por cerca de um ano.
De acordo com a presidente interina da Esap, Andréia Carvalho, com essa conquista, o Amapá passa a integrar um grupo seleto de unidades de inovação pública, que trabalhará em rede, a fim de desenvolver soluções criativas e efetivas para desafios sociais complexos — com a infância no centro da inovação.

“A aprovação no CoLabs é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito com seriedade e compromisso no governo Clécio Luís. A primeira infância precisa ser prioridade e a Esap será uma ponte de articulação e formação dessa transformação”, afirmou a presidente interina.
O projeto “Ver e Cuidar” prevê a atuação estratégica com Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI), além de encontros, formações, produção de conteúdos e articulação entre secretarias, conselhos e órgãos de controle.
Com o intuito da utilização estratégica de dados para a tomada de decisão e disseminação de boas práticas nos municípios, da formação continuada de gestores públicos e da articulação de soluções para o cuidado com as crianças em situação de vulnerabilidade, serão desenvolvidas ações conjuntas com foco na Primeira Infância.

Segundo o coordenador de Inovação e Aprendizagem Digital da Esap, Elissandro Araújo, o objetivo do CoLabs é incentivar e estimular a criação e desenvolvimento de laboratórios de inovação no setor público, por meio de apoio metodológico e troca de experiências entre as equipes participantes.
“Estamos construindo uma base sólida para que a Primeira Infância esteja no centro das decisões públicas. O ‘Ver e Cuidar’ vai conectar pessoas, territórios e informações, fortalecendo as capacidades do Estado de cuidar dos cidadãos desde o começo da vida”, destacou Araújo.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!