Tradição que encanta: Baile dos Máscaras exalta cultura bicentenária na Festa de São Tiago, com apoio do Governo do Amapá
Com 248 anos de celebração, evento reúne história e fé popular em uma das maiores manifestações culturais do Amapá.

Com o apoio do Governo do Amapá, a bicentenária Festa de São Tiago, realizada em Mazagão Velho, chega aos 248 anos reunindo fé, tradição e uma rica expressão da cultura popular. Entre os eventos mais aguardados da programação está o tradicional Baile dos Máscaras, que movimenta a comunidade com danças vibrantes e cheias de simbolismo.
Os adereços, utilizados nos Bailes dos Máscaras e das Crianças, além das encenações das batalhas entre mouros e cristãos, são verdadeiras obras de arte popular. Produzidos artesanalmente, os itens são feitos há décadas por Erivaldo Soares, que aprendeu a técnica ainda jovem.

“Aprendi a fazer máscara observando meu pai, sentado na beira do rio. Hoje, continuo com esse ofício que é mais do que um trabalho, é parte da nossa história. Cada máscara carrega um pedaço da tradição de Mazagão”, conta Erivaldo, com orgulho.
Outra importante guardiã desse legado é Sebastiana da Conceição, carinhosamente conhecida como Dona Livramento, que também confecciona as máscaras com talento e dedicação, mantendo viva a identidade cultural mazaganense.

“Eu faço essas máscaras com amor, porque sei que elas fazem parte da alma da nossa festa. Enquanto eu tiver forças, vou continuar ajudando a manter essa tradição viva para nossas crianças e para quem ainda acredita no valor da cultura”, afirma Dona Livramento.
O Baile dos Máscaras acontece nos dias 24 e 27 de julho, das 21h30 às 6h da manhã, reunindo centenas de participantes em um ambiente de música, cores e celebração. Já o Baile das Crianças será realizado no dia 28 de julho, proporcionando aos pequenos uma oportunidade única de vivenciar a magia dessa tradição secular.
O festival é mais do que uma manifestação artística é um símbolo de resistência cultural, um elo entre passado e presente, que emociona e fortalece a identidade do povo de Mazagão.
Tradição apoiada pelo Governo do Amapá
A Festa de São Tiago, que acontece de 16 a 28 de julho, mistura rituais religiosos, cavalhadas e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo, que lutou ao lado dos cristãos na batalha contra os mouros. Durante esse período, a habitualmente pacata vila de Mazagão Velho recebe milhares de visitantes para prestigiar os festejos.
A programação é realizada pela comunidade, que se organiza pelo Instituto Cultural, com apoio do Governo do Amapá e Prefeitura de Mazagão. Este ano, a mais tradicional manifestação cultural e religiosa do Amapá completa 248 anos. A Festa de São Tiago encerra nos dias 27 e 28, quando as crianças têm uma festa protagonizadas por elas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!