Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITO DAS MULHERES

'O Cram é um lugar que abraça as mulheres', disse acolhida durante celebração dos 17 anos da instituição, em Macapá

A dona de casa Janete Oliveira, de 57 anos, participou da programação de aniversário e ressaltou a importância do local.

Por Alice Palmerim
01/08/2025 09h27
Janete Oliveira, de 57 anos, se sente acolhida pelo local

O sentimento de gratidão marcou a celebração do Governo do Amapá pelos 17 anos do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) Tia Zefa nesta quinta-feira, 31 de julho, em Macapá. O evento contou com a participação do público feminino e da equipe técnica da instituição, administrada pela Secretaria de Política para Mulheres (SEPM).

A programação contou com roda de conversa, atividades de integração, distribuição de lanche e corte de bolo. Uma das participantes foi a dona de casa, Janete Oliveira, de 57 anos, atendida há quase dois anos pelo local.

“A equipe psicossocial daqui foi até a minha residência, pois sofria de depressão e não tinha vontade nem de sair de casa. Hoje, depois de passar por terapia, me tornei outra pessoa. É muito importante esse trabalho porque não sou só eu, mas muitas mulheres chegam aqui com o mesmo quadro ou sofrem alguma violência, e elas têm todo apoio aqui. O Cram é um lugar que abraça as mulheres”, ressaltou a dona de casa.

A programação contou com roda de conversa e atividades de integração,
Marlen Tavares, de 47 anos

Marlen Tavares, de 47 anos, chegou até a instituição há quatro meses, após indicação de uma amiga, e sempre que possível participa das atividades do centro.

“Fiquei surpresa com o atendimento daqui, não precisa sofrer violência doméstica para conhecer o Cram. Aqui nós recebemos incentivos para mudar de vida”, destacou Marlen.

Cram Tia Zefa

A instituição foi reinaugurada em março deste ano pelo Governo do Estado. A unidade de apoio às mulheres foi batizada de “Tia Zefa”, em homenagem à marabaixeira Josefa Lina da Silva, ícone da cultura do Amapá que faleceu em 2024, aos 108 anos.

“O Cram é um importante instrumento que oferece acolhimento, atendimento especializado e suporte para mulheres em situação de violência. Nós temos muito orgulho em fazer parte desse momento, porque o trabalho é realizado por toda equipe com muito carinho e dedicação”, disse a enfermeira da instituição, Cleudineia de Jesus.

Equipe técnica do Cram Tia Zefa
Atendimento especializado e suporte para mulheres em situação de violência doméstica e de gênero

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!