Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MAPEAMENTO

Governador Clécio Luís recebe empresa contratada para estudar a implantação de Porto Offshore no Amapá

Mapeamento fortalece estratégia de desenvolvimento da nova matriz econômica de óleo e gás no estado.

Por Fabiana Figueiredo
20/12/2025 07h00
Aproximação com mercado de petróleo e gás fortalece a economia do Amapá

Seguindo os investimentos para preparar o Amapá para a cadeia de petróleo e gás, o governador Clécio Luís recebeu na quinta-feira, 18, no Palácio do Setentrião, representantes da DTA Engenharia Portuária e Ambiental. A empresa chega ao estado a convite da gestão estadual, com foco em apoiar a administração estadual na estruturação de um projeto de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) de um Porto Offshore no Amapá.

Governador Clécio Luís prepara o Amapá para receber mercado de petróleo e gás

"Quando tivermos a produção de petróleo - que eu acredito que nós teremos -, vamos ter que ter essas empresas, juntas com a Petrobras e a Transpetro, para poder garantir toda a funcionalidade da cadeia produtiva de óleo e gás. Nós estamos recebendo aqui uma empresa que veio avaliar possíveis áreas no Amapá, com o mapeamento de Santana até Calçoene. O mapeamento é bem minucioso, com propostas para a implantação dessa infraestrutura offshore para atender o segmento petróleo", citou Clécio Luís.

O governador acrescentou ainda que a área portuária faz parte da infraestrutura básica para a produção de petróleo. A organização dessa estrutura vai gerar muitos empregos e atrair empresas do ecossistema de óleo e gás.

A partir da análise de diferentes variáveis técnicas, a empresa irá apresentar à gestão estadual as melhores alternativas para instalação de bases portuárias para apoio às atividades de petróleo na Margem Equatorial.

Governador Clécio Luís cumprimenta o empresário João Acácio

"Eu estou muito satisfeito de estar aqui. A gente viveu o pré-sal no Rio de Janeiro há 20 anos e temos conhecimento para não cometer erros que nós cometemos lá. Nós não vamos cometer esses erros aqui. Os terminais aqui para petróleo para apoio offshore, logística de materiais e de equipamentos, é muito importante, não só aqui, mas também para a Guiana e o Suriname. Isso aqui vai ser uma potência em poucos anos, eu estou aqui para ajudar e para colaborar", disse o presidente da DTA, João Acácio Gomes Neto.

A DTA Engenharia Portuária e Ambiental é um grupo 100% brasileiro, sendo umas das maiores empresas dos segmentos de dragagem e obras portuárias.

"Estamos trazendo o que há de melhor na estrutura de apoio profissional para a instalação de uma base petrolífera offshore aqui no Amapá. A DTA tem um histórico relevante de projetos implantados no Brasil e veio conhecer a nossa estrutura. Eles irão trazer essa experiência e dar a celeridade que o governador nos pediu", pontuou Wandenberg Pitaluga, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá).

A contratação da empresa que é referência na área faz parte das medidas estratégicas do Governo do Estado voltadas para o desenvolvimento da nova matriz econômica de óleo e gás no Amapá. O encontro no Palácio do Setentrião foi acompanhada pelo deputado federal Júnior Favacho e por equipes de Governo.

Governador Clécio Luís recebe empresa contratada para estudar a implantação de Porto Offshore no Amapá

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!