Governo do Amapá inicia programação do Agosto Dourado com blitz educativa e ações de valorização ao aleitamento materno
Campanha celebra o leite materno como fonte de vida e proteção, com ações ao longo de todo o mês nas unidades de saúde do estado.

O Governo do Amapá deu início à campanha Agosto Dourado com uma blitz educativa simultânea em três unidades de saúde estaduais nesta sexta-feira, 1º de agosto. Recebem a ação o Hospital da Mulher Mãe Luzia e a Maternidade Bem Nascer, em Macapá, e o Hospital Estadual de Santana, com foco na sensibilização de mães, pais e sociedade sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável dos bebês e o bem-estar físico e emocional das mulheres.
Em uma das avenidas mais movimentadas de Macapá, próxima ao Banco de Leite Humano, foram distribuídos materiais informativos, panfletos e laços dourados, símbolo da campanha, representando o vínculo entre mãe, filho e os profissionais de saúde que atuam na promoção do aleitamento.

“A blitz educativa é apenas o início de uma programação ampla que acontece ao longo do mês de agosto com oficinas, encontros e o nosso tradicional Mamaço na Amazônia, que ocorrerá no dia 23, às margens do rio Amazonas, reunindo mães nesse ato de amor”, destaca Fadianne Soares, coordenadora do Banco de Leite Humano do estado.
A campanha continua durante todo o mês de agosto com rodas de conversa, panfletagens e ações de conscientização na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), voltadas também para servidores e colaboradores.

Entre os dias 11 e 15 de agosto, que representam a Semana Mundial do Aleitamento Materno, diversas atividades educativas serão realizadas nas unidades de saúde, como oficinas sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, decoração temática e rodas de diálogo com profissionais da saúde.
O ponto alto da campanha será o Mamaço na Amazônia, marcado para o dia 23, a partir das 17h, no Parque do Forte, orla de Macapá. O evento reunirá mães amamentando em um gesto coletivo de valorização, incentivo e apoio à amamentação. Para participar da programação é necessário preencher o formulário on-line.

Exemplo da importância do aleitamento materno é a história da jovem mãe Jamile Palheta, que compartilha sua experiência ao lado da filha, Lívia Jasmim, com apenas um mês e 21 dias de vida.
“Logo que ela nasceu, tive dificuldade para amamentar, ela não conseguia, e ainda internada recebi todo o apoio dos profissionais do Banco de Leite. Aprendi a tirar o leite de hora em hora e agora ela está bem. Já consigo amamentar direitinho”, relata Jamile.

Agosto Dourado
A campanha nacional do Agosto Dourado adota a cor brilhante como referência ao que há de mais precioso: o leite materno como fonte de vida, vínculo e proteção. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação é a principal intervenção isolada capaz de reduzir a mortalidade infantil. O ato pode prevenir até 13% das mortes de crianças menores de cinco anos no mundo.
A OMS recomenda o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida, sem a introdução de água, chás, sucos ou outros alimentos, e a amamentação complementada até os dois anos ou mais.
Com o Agosto Dourado, o Governo do Amapá reforça seu compromisso com a saúde da primeira infância, com ações que unem informação, cuidado e acolhimento às famílias amapaenses.
Confira como foi a abertura da campanha Agosto Dourado no Amapá:

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!