Governo do Amapá realiza abertura do Meeting Paralímpico Escolar 2025 com competições que reúnem cerca de 100 estudantes
Cerimônia marca o início da seletiva estadual voltada para alunos com deficiência de vários municípios.

Com a presença de atletas e familiares, o Governo do Amapá realizou nesta sexta-feira, 8, no Palácio do Setentrião, a cerimônia de abertura do Meeting Paralímpico Escolar 2025, Seletiva Estadual dos Jogos Escolares Amapaenses. A seletiva estadual reunirá aproximadamente 100 estudantes com deficiência física, visual ou intelectual, com idades entre 11 e 17 anos, regularmente matriculados na rede pública ou privada de ensino.
Os classificados representarão o Amapá na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, em novembro, em São Paulo. A iniciativa é promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com apoio das Loterias Caixa e parceria das Secretarias de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e da Educação (Seed). A programação contou com a presença das delegações, também houve apresentação artística com estudantes-atletas, conduzida pelo professor Gabriel Lima.

“Hoje não é só esporte que a gente celebra, é superação, é inclusão e a prova viva de que limites são apenas um ponto de partida. Em um ano de gestão, conseguimos criar o núcleo de paradesporto, atualizar o sistema estadual de esporte e ampliar o acesso ao material e às competições. Nosso compromisso é garantir que cada atleta receba o respeito e as condições para seguir competindo e conquistando”, afirmou a secretária de Estado do Desporto e Lazer, Cibely Peixoto.

Neste sábado, 9, as competições seguem no Estádio Zerão e no Ginásio Avertino Ramos, reunindo estudantes dos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e do distrito de São Joaquim do Pacuí, nas modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, bocha paralímpica e tiro com arco.
“No Meeting Paralímpico, nossos estudantes com deficiência têm a oportunidade de mostrar sua capacidade física e intelectual. Promovemos capacitações e investimos em práticas esportivas que atendem tanto paratletas quanto atletas, com planejamento para ampliar a formação de professores e fortalecer o esporte escolar inclusivo no Amapá”, disse Alda Sirlene, gerente do Assessoramento Técnico e Pedagógico da Seed.


O chefe da Unidade de Educação Física da Seed, Kelvin Monteiro, reforçou o papel da seletiva estadual como porta de entrada para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares. “Temos cerca de 70 estudantes competindo agora, e os que alcançarem os índices estarão na etapa nacional em São Paulo. Mais que competição, o esporte escolar é uma ferramenta para inclusão, protagonismo estudantil e redução da evasão. Muitos de nossos paratletas já recebem bolsa-atleta, mudando a realidade de suas famílias e servindo de exemplo para outros estudantes”, pontuou, Kelvin.


O representante do Comitê Paralímpico Brasileiro, Filipe Bari, ressaltou o engajamento do estado na realização da competição. "É o segundo ano que Macapá recebe o Meeting Paralímpico e é gratificante ver o estado abraçando os atletas e oferecendo um espaço para que eles alcancem seus objetivos. A parceria com o Governo do Amapá é fundamental para que possamos continuar ampliando essa competição”, contemplou Bari.
“Estar aqui é maravilhoso, porque além de me superar, posso mostrar que posso estudar, trabalhar e construir uma carreira. Nós, pessoas com deficiência física, temos o direito de estudar, trabalhar e ter uma vida digna. Agradeço ao Governo do Estado e a todos que apoiam o esporte, porque sabemos o quanto treinamos para estar aqui e conquistar novas oportunidades. Esse incentivo é essencial para que possamos alcançar outros lugares e até competir fora do país”, destacou a representante dos estudantes-atletas Ana Paula de Jesus Moura do Carmo, que utiliza cadeira de rodas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!