Governo do Estado apresentará ambiente rural voltado à fruticultura irrigada durante a 54ª Expofeira do Amapá
O espaço terá plantio de frutos como abacaxi, cupuaçu, banana, açaí e pitaia com irrigação, representando os programas Amapá mais Produtivo e Amapá Cacau.

O Governo do Estado está preparando uma exposição especial de plantações de frutas na 54ª Expofeira do Amapá. O espaço terá o objetivo de promover o acesso dos agricultores familiares à tecnologia de produção, como a fruticultura irrigada, técnica que consiste no uso de água controlada em plantas frutíferas para otimizar seu crescimento em períodos ou climas secos.
O ambiente será uma demonstração prática dos resultados de dois programas, Amapá Mais Produtivo e Amapá Cacau. As iniciativas irão promover a inovação tecnológica no campo como forma de diversificar cadeias de produção, garantindo maior renda e segurança para famílias rurais, por meio da oferta de conhecimento, apoio profissional e equipamentos necessários para o desenvolvimento da agricultura familiar no estado.

“Vamos expor frutas de fácil cultivo como abacaxi, cupuaçu, banana, açaí, pitaia, entre outras que os agricultores locais já trabalham, só que queremos agregar tecnologia. Irrigação, adubação, espaçamento adequado, alinhamento de cultura, enfim, aquilo que é tecnicamente correto a ser feito”, disse a engenheira agrônoma da SDR, Socorro Carvalho.
Também haverá a presença de pequenas hortas, expostas estrategicamente pelo espaço para observação da comunidade. A escolha busca demonstrar para a população urbana que a horticultura também é uma possibilidade.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
A 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida". Esta edição, a maior da história, conta com uma área de 321 mil m², um aumento de 46% em relação ao ano anterior. O evento é realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império.
A maior vitrine de negócios sustentáveis da Amazônia deve movimentar entre R$ 594 milhões e R$ 625 milhões em negócios, impulsionando setores do agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular. Com cerca de 482 empresas expositoras, a expectativa é gerar entre 12 mil e 14 mil empregos, ultrapassando a marca de 100 mil postos de trabalho formais no estado. O evento também sedia a 1ª ExpoAmazônia - "Abrindo as Fronteiras do Futuro", em preparação do Amapá para a COP30.
A programação é diversa e gratuita, com mais de 500 atrações culturais, um Espaço Gastronômico com mais de 130 opções, um Parque de Diversões de 15 mil m², e eventos esportivos como rodeio e motocross. Para garantir a segurança, o evento tem um aumento de 33% no efetivo e oferece infraestrutura completa, incluindo acessibilidade, estacionamento e posto médico.
A Expofeira também destaca o potencial do Amapá como líder em desenvolvimento sustentável, abordando temas como a condição de área livre de febre aftosa sem vacinação, o potencial da Margem Equatorial e a economia verde.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!