54ª Expofeira para todos: Governo do Estado detalha plano de inclusão e acessibilidade ao Ministério Público do Amapá
Reunião técnica alinha direitos e participação para todos com foco em grupos vulneráveis como idosos, pessoas com deficiência (PcD), crianças, adolescentes, mulheres, população negra e a comunidade LGBTQIA+.
Colaboração: Isabel Ubaiara

O Governo do Estado coloca em prática este ano, de forma mais categórica, o Plano de Ação da 54ª Expofeira Inclusiva do Amapá. Nesta semana, aconteceu no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, uma reunião de apresentação do plano com a participação de representantes do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e de diversas entidades públicas, para alinhar estratégias voltadas à promoção de práticas acessíveis, humanizadas e inclusivas, especialmente para grupos em situação de vulnerabilidade.
Durante a reunião, foi reafirmado o compromisso da organização do evento com a inclusão, segurança e bem-estar dos participantes, em consonância com as recomendações expedidas pelo MP-AP. Entre as medidas anunciadas, se destaca uma estrutura acessível com rampas, sinalização adequada, banheiros adaptados e reserva de 7% das vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos. Intérpretes de Libras estarão presentes durante toda a programação, além de visitas guiadas com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.
Para o coordenador-geral da Expofeira, Richard Madureira, além das vertentes de lazer, entretenimento, cultura, gastronomia e empreendedorismo, é fundamental garantir o acolhimento de todas as pessoas que participarão do evento.

“Nosso objetivo é fazer da 54ª Expofeira uma experiência verdadeiramente inclusiva. Para isso, reunimos todos os órgãos governamentais envolvidos na construção de políticas públicas voltadas à população em diversidade. Estamos promovendo um diálogo amplo com instituições públicas e órgãos de controle, como o Ministério Público, com quem estabelecemos um alinhamento estratégico. Essa articulação conjunta fortalece a inclusão e beneficia toda a sociedade”, destacou Richard.
A Rede de Atendimento às Mulheres (RAM) oferecerá suporte psicológico e jurídico, e o evento contará com um espaço de Aleitamento Materno equipado com fraldário e micro-ondas, garantindo conforto e acolhimento para mães e bebês.
Para o público infantojuvenil, serão distribuídas pulseiras de identificação obrigatórias com nome completo e telefone do responsável, facilitando a localização em caso de necessidade. O Programa “Acolher Amapá” atuará com um balcão de atendimento, funcionando como central de acolhimento e assistência aos visitantes.
A Expofeira também contará com pontos de reencontro em três entradas do espaço e uma área temporária com acesso à hidratação e apoio. Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) receberão Kits Sensoriais com abafadores auriculares, livros de colorir "Bobbie Goods" e giz de cera, promovendo um ambiente mais tranquilo e acolhedor.
A programação da será amplamente divulgada por meio da rádio oficial do evento, garantindo que todos os participantes estejam informados sobre os serviços disponíveis e as normas de segurança.
Segundo o Promotor de Justiça de Defesa dos Direitos Constitucionais, Paulo Celso Ramos, o Ministério Público expediu uma recomendação com diversos pontos que deveriam ser observados, especialmente no que diz respeito à segurança e ao acesso da população em geral, com atenção especial aos grupos que demandam um olhar mais sensível.

“Durante a reunião, foi apresentado o plano de ação elaborado pelo Governo do Estado, e ficou evidente que as recomendações do Ministério Público foram tratadas com prioridade, demonstrando o compromisso do Estado com a inclusão e a proteção dos direitos da pessoa humana”, disse o promotor.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
A 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida". Esta edição, a maior da história, conta com uma área de 321 mil m², um aumento de 46% em relação ao ano anterior. O evento é realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império.
A maior vitrine de negócios sustentáveis da Amazônia deve movimentar entre R$ 594 milhões e R$ 625 milhões em negócios, impulsionando setores do agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular. Com cerca de 482 empresas expositoras, a expectativa é gerar entre 12 mil e 14 mil empregos, ultrapassando a marca de 100 mil postos de trabalho formais no estado. O evento também sedia a 1ª ExpoAmazônia - "Abrindo as Fronteiras do Futuro", em preparação do Amapá para a COP30.
A programação é diversa e gratuita, com mais de 500 atrações culturais, um Espaço Gastronômico com mais de 130 opções, um Parque de Diversões de 15 mil m², e eventos esportivos como rodeio e motocross. Para garantir a segurança, o evento tem um aumento de 33% no efetivo e oferece infraestrutura completa, incluindo acessibilidade, estacionamento e posto médico.
A Expofeira também destaca o potencial do Amapá como líder em desenvolvimento sustentável, abordando temas como a condição de área livre de febre aftosa sem vacinação, o potencial da Margem Equatorial e a economia verde.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!