Nutricionista dá dicas para manter o equilíbrio e aproveitar a gastronomia da 54ª Expofeira do Amapá sem abrir mão do sabor regional
Tássia Ferreira destaca escolhas que garantem bem-estar para aproveitar algumas das mais de 130 opções gastronômicas no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Com negócios, comida boa, música e diversão, a 54ª Expofeira do Amapá, promovida pelo Governo do Estado, começa no sábado, 30, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, com a expectativa de ser uma grande experiência gastronômica ao público. Para curtir os nove dias de programação, a Secretaria de Saúde (Sesa) listou dicas para manter o equilíbrio sem abrir mão do sabor.
Com mais de 130 opções na praça de alimentação, o evento traz desde pratos típicos como maniçoba, vatapá, churrasco, sanduíches e doces caseiros, até opções gourmet e light. A nutricionista Tássia Ferreira, que atua no Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), compartilhou algumas dicas práticas de como saborear cada momento, sem culpa e com mais bem-estar.

“Como são vários dias de Expofeira, a melhor dica é não tentar consumir tudo de uma vez. Vá experimentando aos poucos: em um dia, um sanduíche; no outro, uma chapa ou um doce. Faça uma boa base alimentar durante o dia e permita-se aproveitar a culinária local como uma refeição livre. A ideia é manter o equilíbrio, sem deixar de curtir a festa", orienta Tássia.
Para quem vai curtir a feira cedo e ficar até a hora dos shows, a nutricionista recomenda começar o dia com refeições leves, ricas em frutas, vegetais e proteínas. Isso prepara o organismo para uma noite de maior variedade alimentar. "Evite alimentos muito pesados antes de ir ao evento, para não comprometer a digestão", completa.

Confira dicas simples para manter a saúde na 54ª Expofeira do Amapá:
- 🫗Mantenha-se bem hidratado, especialmente no calor. Se for consumir bebidas alcoólicas, intercale com água e reponha minerais;
- 🍺 Vá com calma no álcool. Uma cerveja gelada ou um drink são bem-vindos, mas o excesso pode causar mal-estar, desidratação e atrapalhar a festa no dia seguinte;
- 🚫 Energia no alto: não misture bebida alcoólica com energéticos, que podem acelerar a frequência cardíaca e aumentar a pressão arterial;
- 🧃 Opte por sucos naturais, que hidratam e oferecem nutrientes.
- 🍴 Se tiver alguma restrição alimentar, tente equilibrar bem suas refeições ao longo do dia, para poder aproveitar com mais liberdade o que desejar no evento.
- 🚶🏾♂️ Movimente-se! Caminhar pelo evento já é uma forma de manter o corpo ativo.
- 😴 E, claro, não subestime o poder de uma boa noite de sono. Dormir bem ajuda na digestão, no humor e dá energia para aproveitar todos os dias da Expofeira.
A nutricionista Tássia Ferreira finaliza dizendo que sim, é possível aproveitar tudo o que o a 54ª Expofeira do Amapá tem a oferecer com consciência. “Com equilíbrio e consciência, é possível saborear desde um lanche rápido até aquele churrasco suculento ou o vatapá feito com carinho, sem deixar de lado a saúde e o bem-estar”, destaca.

🤠 Saúde na Expofeira
Para garantir total assistência ao público, a Sesa organizou dois pontos fixos de atendimento de urgência e emergência, funcionando diariamente, das 18h até o encerramento da programação. Cerca de 25 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos, estarão de plantão. A estrutura terá ainda leitos de observação e atendimento farmacêutico.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atuará com duas ambulância de prontidão: uma Unidade de Suporte Avançado (USA) equipada como UTI móvel, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor; e uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), destinada a atendimentos clínicos, estabilização e encaminhamentos a rede hospitalar.
Já o programa Mais Sorriso, coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, levará saúde bucal com consultas odontológicas gratuitas aos trabalhadores rurais. Os atendimentos ocorrerão das 9h às 13h, e contarão com trailers modernos, além de uma equipe de profissionais especialistas. Durante à noite, haverá atividades educativas com orientações lúdicas ao público infantil.

Ela voltou melhor para ser a maior de todos os tempos!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com o apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado.
Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia deve gerar entre 12 mil e 14 mil empregos e movimentar de R$ 594 milhões a R$ 625 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo Espaço Gastronômico, Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 33%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30, destacando o desenvolvimento sustentável e economia verde. O evento também recebe shows nacionais gratuitos ao público. Confira a line-up:
- 30 de agosto (sábado): Calcinha Preta e Limão com Mel
- 31 de agosto (domingo): Ivete Sangalo
- 1º de setembro (segunda): rock cristão com Rosas de Saron
- 2 de setembro (terça): noite gospel com Cassiane e Maria Marçal
- 3 de setembro (quarta): Alexandre Pires
- 4 de setembro (quinta): Henrique & Juliano
- 5 de setembro (sexta): forró piseiro de Léo Foguete e Manu Bahtidão
- 6 de setembro (sábado): Xand Avião e Festival das Aparelhagens
- 7 de setembro (domingo): Jorge & Mateus
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!