Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CRIANÇA E ADOLESCENTE

Plano integrado reforça cuidado com crianças e adolescentes com uso de pulseiras de identificação na 54ª Expofeira do Amapá

Governo do Amapá reúne órgãos estaduais e garante medidas de proteção e acolhimento para famílias durante o evento

Por Lucas Mota
25/08/2025 15h35
Plano de trabalho vai garantir a proteção e atendimento rápido para crianças e adolescentes durante o evento

Nesta segunda-feira, 25, o Governo do Estado realizou uma reunião de alinhamento com diversas instituições públicas para definir o plano de trabalho voltado à proteção e ao atendimento de crianças e adolescentes durante a 54ª Expofeira do Amapá.

Um dos principais destaques desta edição será a 'pulseirinha' de identificação, que será distribuída na entrada do Parque de Exposições da Fazendinha. O acessório será obrigatório para crianças e adolescentes e trará o nome completo e o telefone do responsável, garantindo mais segurança e facilitando a localização em caso de desencontro.

Gerente do Núcleo do Direito da Criança e do Adolescente da Sedih, Kamille Ilario

“Apresentamos hoje para os órgãos a estrutura específica para a criança e adolescente que vamos ter na Expofeira do Amapá, alinhando o trabalho em conjunto de todas estas instituições aqui presentes, garantindo o melhor atendimento para todo público”, destacou Kamille Ilario, gerente do Núcleo do Direito da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedih).

A promotora de Justiça da Infância e Juventude de Macapá, do Ministério Público do Amapá, Samile Alcolumbre, reforçou a importância da medida e destacou o alinhamento entre os órgãos.

Promotora Samile Alcolumbre

"O Ministério Público do Amapá está muito satisfeito com a atuação do Governo do Estado em relação à Expofeira e ao cuidado com as crianças e adolescentes. Havíamos realizado duas recomendações que estão sendo atendidas, uma delas é a pulseirinha de identificação que serão distribuídas na entrada do evento, facilitando a localização de seus familiares", pontuou a promotora.

Durante o evento, a proteção das crianças e adolescentes será assegurada por uma cobertura operacional diária das 17h às 23h, com equipes distribuídas em postos fixos e também circulando pelo espaço. Toda a rede atuará de forma integrada em tempo real com segurança pública, saúde, assistência social e conselhos tutelares, além de disponibilizar canais de comunicação exclusivos para denúncias e orientações.

Para maior acolhimento, três pontos de reencontro estarão localizados nas entradas do evento, juntamente a um espaço temporário com hidratação e apoio. Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) contarão ainda com kits sensoriais contendo abafadores, bobbie goods e giz de cera. Já o balcão do Acolher Amapá funcionará como central de atendimento, oferecendo suporte e orientação a pais e responsáveis.

Estiveram presentes na reunião representantes do Poder Judiciário, por meio do Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público do Estado (MP-AP), conselhos tutelares de todas as zonas de Macapá, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, CEREST Estadual e órgãos da segurança pública.

Com essas medidas, o Governo do Amapá reforça o compromisso em garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, proporcionando mais tranquilidade às famílias que participarão da maior feira agropecuária do estado.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia deve gerar entre 12 mil e 14 mil empregos e superar o índice de 100 mil trabalhos formais no estado, com movimentação de R$ 594 milhões a R$ 625 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30 e destacando o potencial do estado em desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Alinhamento estratégico contou com a presença de todas instituições que vão fazer fiscalização e acompanhamento

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!