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DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

'Evento pré-COP30 que mostra a força da nossa bioeconomia’, diz cofundador de startup sobre a 1ª ExpoAmazônia, na 54ª Expofeira do Amapá

Lázaro Gonçalves, diretor de Operação da Engenho Café de Açaí, é um dos expositores no pavilhão, localizado no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Por Redação
27/08/2025 09h00

Colaboração: Maria Clara Prudêncio

Lázaro Gonçalves, cofundador e diretor de operações da startup

O Governo do Estado dá um passo importante em direção ao fomento e divulgação de soluções sustentáveis com a 1ª ExpoAmazônia, uma das grandes novidades da 54ª Expofeira do Amapá. Com o tema “Abrindo as Fronteiras do Futuro”, a iniciativa reforça o papel estratégico do Amapá na preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre em novembro, em Belém. 

O pavilhão de 6 mil metros quadrados será um espaço dedicado ao empreendedorismo verde e à bioeconomia, reunindo oito quarteirões com programação variada de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Para muitos expositores, como o cofundador da startup Engenho Café de Açaí, Lázaro Gonçalves, de 39 anos, o pavilhão representa uma oportunidade de expandir lucros e atrair clientes.

“Na Expofeira passada, lançamos dois novos produtos e foi um sucesso. Os números de vendas subiram bastante e, mesmo depois do evento, tivemos muitos lucros no pós-feira. Esse ano, no contexto da COP30, a Expofeira se encaixa como um evento pré-COP30 com a ExpoAmazônia, que mostra a força da nossa bioeconomia amapaense. Temos a expectativa de atrair pessoas de fora, com muito mais clientes. A meta é maior do que no ano passado, tanto em termos de lucro quanto de produção”, afirma Lázaro.

Produtos da bioeconomia amapaense que serão expostos na 1ª ExpoAmazônia

Em 2024, durante a 53ª Expofeira do Amapá, a startup conseguiu superar em 120% o valor investido para participar da feira, transformando um investimento inicial de R$ 5 mil em mais de R$ 12 mil em vendas. A empresa, que produz café a partir do resíduo dos caroços de açaí, apresentou três variedades de produtos durante o evento promovido pelo Governo do Estado. 

A 1ª ExpoAmazônia amplia as expectativas dos expositores da bioeconomia, que enxergam no evento uma vitrine estratégica para alcançar novos públicos e mercados, considerando o fluxo de turistas e investidores. Além disso, celebra um marco importante: em apenas dois anos e meio, o Amapá multiplicou o número de startups no estado, que passaram de 41 para 192, muitas empresas com faturamento anual superior a R$ 1 milhão. Ao valorizar os recursos naturais da região e a criatividade das soluções locais, o Amapá avança para se consolidar como a nova fronteira do desenvolvimento econômico sustentável na Amazônia. 

Café de açaí certificado com o Selo Amapá

Selo Amapá: certificação de rastreabilidade e qualidade

A combinação entre sustentabilidade e geração de negócios vem trazendo resultados concretos. O catálogo do Selo Amapá reúne mais de 200 empreendimentos e mais de mil produtos certificados, todos feitos com matéria-prima natural da floresta. Essas iniciativas, que unem conservação ambiental ao desenvolvimento econômico, começam a conquistar espaço no mercado nacional e internacional.

Incentivados pelas políticas de valorização da bioeconomia, a startup Engenho Café de Açaí vem alcançando novas oportunidades com a certificação do Selo Amapá. No ano passado, a empresa deu um passo importante rumo à internacionalização ao fechar um acordo comercial para exportar 2,5 toneladas de café de açaí para um empreendimento dos Estados Unidos.

O crescimento da startup em 2025 também despontou. Este ano, a Engenho levará seus produtos certificados para exposições internacionais no Chile e no Panamá, ampliando presença no mercado exterior e reforçando o potencial do Amapá como referência em sustentabilidade, bioeconomia e inovação tecnológica a partir da biodiversidade amazônica.

“Esse foi o primeiro selo que adquirimos para a empresa. É um selo de origem e de rastreabilidade, que atuou como um divisor de águas para nós, que somos 100% amapaenses. Isso foi essencial para conseguirmos colocar os produtos nos mercados do Amapá e também para exportar”, contou Valda Gonçalves, fundadora e CEO da Engenho.

Valda Gonçalves, fundadora e diretora executiva da startup

Valda também destaca que todos os eventos internacionais em que vão participar neste ano exigiram uma certificação para comprovar a origem do produto, e o Selo Amapá foi o que permitiu a participação nas feiras e exposições.

A 1ª Expo Amazônia é a grande vitrine de negócios sustentáveis da 54ª Expofeira do Amapá. Possui um pavilhão de 6 mil metros quadrados, divididos em 8 quarteirões, com empresas, empreendedores, institucionais, comerciais, salão de negócios e uma vasta programação em debates. Possui foco estratégico de alcançar novos públicos e mercados elevando ainda mais a geração de emprego e renda promovido pelo Governo do Amapá.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia deve gerar entre 12 mil e 14 mil empregos e superar o índice de 100 mil trabalhos formais no estado, com movimentação de R$ 594 milhões a R$ 625 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30 e destacando o potencial do estado em desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

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