Governo do Estado capacita artesãos, trabalhadores manuais e empreendedores populares selecionados para a 54ª Expofeira do Amapá
Foram 359 atendidos com diversas orientações, como normas consumeristas, marketing digital, estratégias para vender mais, dicas de montagens de estandes, vigilância sanitária, trabalho infantil.

O Governo do Estado promoveu na segunda-feira, 25, e terça-feira, 26, a capacitação de 359 empreendedores populares, artesãos e trabalhadores manuais selecionados para expor e comercializar produtos e serviços na 54ª Expofeira do Amapá. A ação é obrigatória e prevista no cronograma do Edital de Chamamento Público. As orientações aconteceram na Casa do Artesão e no Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).
Os primeiros atendidos foram 48 profissionais, entre artesãos individuais, mestres artesãos, entidades representativas do artesanato e empreendimentos da economia solidária com orientações a respeito de normas consumeristas do Código de Defesa do Consumidor feita por técnicos do Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon). O Sebrae também deu dicas para os dois segmentos transformarem o atendimento numa ótima experiência para vender mais, participação em feiras e marketing digital e ainda visual merchadising e montagem de estandes.

Este público vai estar de 30 de agosto a 7 de setembro, no Espaço da Economia Criativa da 1ª ExpoAmazônia, no Parque de Exposições da Fazendinha. Uma das selecionadas foi a Taiane Lima, da Associação dos Artesãos Tribo das Artes Mazaganense (Asartam), de Mazagão Novo, na região Sul do Estado. A capacitação pra ela foi um momento de tirar dúvidas e compartilhar conhecimento com os demais amigos de profissão.
"Conhecimento nunca é demais e agrega muito no nosso dia a dia. Então, a gente aproveita para dizer que vamos estar na Expofeira com uma boa quantidade de peças em madeira, tecidos, argila, biojoias e ecojoias. A expectativa é realizar boas vendas", afirmou.

Com maior número de participantes, os mais de 300 empreendedores populares de bebidas, alimentos e outros produtos e serviços, selecionados para a 54ª Expofeira, receberam capacitação na terça-feira, 26, no auditório Macapá, no Sebrae Amapá.
Além de orientações sobre o regulamento geral do evento e demais recomendações, o segmento recebeu informações das normas consumeristas pelo Procon/AP, cuidados contra incêndio e precauções sobre segurança do Corpo Bombeiros, orientações da vigilância sanitária e trabalho infantil pela Superintendência da Vigilância Sanitária (SVS), e palestras do Sebrae Amapá sobre dicas para vender mais, participação em feiras e marketing digital, boas práticas, manipulação de alimentos e técnicas de armazenamento.
Selecionada para vender comidas típicas, a Simone Marinho vive a expectativa de participar pela segunda vez da Expofeira. Moradora do bairro do Buritizal, na zona Sul de Macapá, ela anunciou um investimento de R$ 5 mil na compra de produtos para o preparo de alimentos como vatapá, risoto, peixes frito e outros pratos,
"Olha eu estou muito feliz por ter sido selecionada. E quem visitar o nosso boxe na Praça de Alimentação 5 não vai se arrepender. Vamos caprichar ainda mais e entregar um produto de qualidade, preço bom e atendimento de primeiro. Agradeço ao Governo do Estado por nos dar essa oportunidade de ganhar uma dinheiro extra na Expofeira", disse a empreendedora.

Este ano a estrutura montada pelo Governo do Estado para abrigar os empreendedores populares contempla 5 praças de alimentação e mais 9 espaços do empreendedor. A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) é responsável pela seleção, capacitação e acompanhamento dos 359 empreendedores populares, artesãos e trabalhadores manuais dentro do Parque de Exposições da Fazendinha.

"O planejamento feito pelo Governo do Estado para a Expofeira 2025 está sendo seguido a risca. Todos os selecionados vão estar devidamente identificados e em espaços com estrutura para que possam vender e expor seus produtos de forma organizada", informou Marcelino Flexa, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!