54ª Expofeira do Amapá: equipes de dança e DJ´s realizam ensaio técnico para Festival das Aparelhagens no Parque de Exposições da Fazendinha
Profissionais de uma das maiores representatividades culturais do estado promoveram um ‘esquenta’, na Central da Expofeira, na terça-feira, 26.

Para valorizar os produtores e artistas locais de todas as vertentes culturais e destacar a importância das aparelhagens para a economia, cultura genuína do Norte do Brasil, o Governo do Estado promoveu um ensaio técnico do Festival das Aparelhagens, na Central da Expofeira, no Parque de Exposições da Fazendinha, na terça-feira, 26.
Com membros de vários grupos do segmento, o encontro contou com a presença de Dj’s, que embalaram dançarinos e equipes de tropas no local. O Festival das Aparelhagens reunirá em uma única noite, em 6 de setembro, algumas das maiores potências sonoras da região, prometendo um espetáculo de tecnologia, luz e música.
Mais do que um show, o festival celebra a tradição e a inovação das aparelhagens, que fazem parte da identidade cultural da Amazônia, levando multidões a dançar e valorizando a diversidade musical. Entre as atrações confirmadas estão: Trepidante, Hiper Som, Mega GibSom, Som Tropical, Matrix Revolution, Amazon Fuzion +, Águia Toca Tudo Transamérica e Novo Croco Live.

O movimento que reuniu DJs, grupos de dança e demais profissionais do movimento Melody e TecnoBrega de Macapá e Santana, foi voltado também para promover e divulgar o evento que reunirá nove aparelhagens locais que representarão uma completa identidade cultural do Amapá.

“Isso é uma oportunidade única para as aparelhagens local se unirem, estamos nos sentido valorizados. O melody é da nossa cultura e a expectativa é que um grande público para prestigiar o trabalho de todos nós”, destacou o DJ e gerente de uma aparelhagem, Valdenir Brito.
Além das atrações musicais, diversos grupos de danças vão participar da noite das Aparelhagens. Um dos objetivos do ensaio técnico foi a organização e apresentação das equipes, reforçando a união entre os profissionais do movimento e a competição saudável.

“A rivalidade existe somente dentro das arenas, fora somos todos parceiros. As aparelhagens movimentam parte da economia e a população gosta de participar. Vamos fazer um grande espetáculo”, disse presidente da equipe Tropa dos Mulekes Doidos, Robson Lobato.
O festival celebra a tradição e a inovação das aparelhagens, que fazem parte da identidade cultural da Amazônia, levando multidões a dançar e valorizando a diversidade musical.
“Serão nove grupos celebrando nossa cultura criativa. Precisamos dizer que nossas aparelhagens geram e desenvolvem a economia do nosso estado. São equipes com diversos profissionais e que sempre buscaram seu espaço e agora estamos oportunizando este segmento cultural local em um grande evento”, enfatizou a presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia deve gerar entre 12 mil e 14 mil empregos e superar o índice de 100 mil trabalhos formais no estado, com movimentação de R$ 594 milhões a R$ 625 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30 e destacando o potencial do estado em desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!