Dança, culinária, grafismo e artesanatos indígenas são preparados para a 54ª Expofeira do Amapá
A exposição acontecerá na maloca dos povos indígenas, espaço que reafirma a importância das riquezas culturais das comunidades tradicionais presentes na maior vitrine de negócios da Amazônia.

Dentre as diversas atrações que a 54ª Expofeira do Amapá promete de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, estarão presentes atividades que representam a identidade cultural dos povos indígenas. Isso será feito por exposições da culinária, artesanato, grafismo e o Kutxi, dança de abertura que une os povos indígena e não indígenas.
A gestora da Secretaria de Estado Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Sonia Jeanjaque, destacou que a participação dos povos originários representa um verdadeiro elo com a ancestralidade. Segundo ela, cada exposição é uma oportunidade de contato direto com a história viva das comunidades tradicionais.

“Nosso objetivo é valorizar e dar visibilidade aos povos indígenas, mostrando a força da nossa cultura para visitantes de diferentes lugares, além de ser uma maneira de reafirmar nossa identidade e compartilhar saberes que resistem ao longo do tempo. Assim como no ano passado, com o apoio do Governo do Amapá sentimos que nossos valores ancestrais estão sendo valorizados e reforçados perante a sociedade”, afirmou Jeanjacque.
Umas das atrações gastronômicas tradicionais dos originários estão:
Entre as atrações gastronômicas dos povos originários, o público poderá conhecer diversas iguarias, como peixe assado na folha da bananeira, beju e tapioca. Além disso, também terá as bebidas populares das aldeias como o caxixi, caxiri, sacura e aluá.
A maloca indígena está sendo ornamentada exclusivamente por pessoas indígenas que trabalham na gestão, deixando o espaço colorido com as marcas dos grafismos da identidade dos povos do Amapá e norte do Pará.

Grafismos indígenas
Os grafismos indígenas do Amapá representam a identidade, o conhecimento e a relação de cada povo com o universo, sendo uma forma de comunicação e expressão cultural com significados profundos, não meramente decorativos. Ele expressa a identidade cultural, os valores, as crenças e toda a ancestralidade de um povo, além de servir para comunicar a organização social, a conexão com a natureza e até mesmo emoções, como luto ou celebração.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia deve gerar entre 12 mil e 14 mil empregos e superar o índice de 100 mil trabalhos formais no estado, com movimentação de R$ 594 milhões a R$ 625 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30 e destacando o potencial do estado em desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!