Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Conheça as atrações e atividades do Pavilhão Aquário da Inovação da 54° Expofeira do Amapá

Espaço contará com exposições, oficinas, rodas de apresentação de startups, rodadas de negócios, Expo Game, painel ecológico e espaços para networking.

Por Flávio Sousa
28/08/2025 15h21
O propósito do local é conectar pesquisadores, empreendedores, instituições e o público em geral

Com muito entretenimento e ampliação de espaços para empresas empreendedoras, a 54° Expofeira do Amapá, do Governo do Estado, promete ser um evento ainda maior que a edição do ano passado. Este ano, uma das grandes atrações é o pavilhão “Aquário da Inovação”, que contará com exposições, oficinas, rodas de apresentação de startups, rodadas de negócios, Expo Game, painel ecológico e espaços para networking.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), o “Aquário da Inovação” será um espaço imersivo e catalisador do ecossistema de inovação local. O propósito é conectar pesquisadores, empreendedores, instituições e o público em geral, promovendo o empreendedorismo e a valorização das competências amapaenses em ciência, tecnologia e inovação.

O “Aquário da Inovação”, pavilhão da 54ª Expofeira do Amapá, será um espaço imersivo e catalisador do ecossistema local

Ao todo, 36 instituições de ciência e tecnologia, startups e empresas estarão diretamente envolvidas com as atividades do Aquário da Inovação por meio da exposição de produtos, serviços, pesquisas e estudos durante os dias 30 á 07 no evento, no Parque de Exposições da Fazendinha.

“Por meio do Aquário da Inovação, vamos destacar e promover o potencial de ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico do nosso estado, incentivando o empreendedorismo e fortalecendo a pesquisa, educação científica e valorização do patrimônio natural local”, afirmou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), ‘Edivan Andrade.

Ao todo, 36 instituições de ciência e tecnologia, startups e empresas estarão diretamente envolvidas com as atividades

Em 2025, o pavilhão será organizado em áreas temáticas, sendo: área de Instituições de Ciência , Tecnologia e Universidades; zona de startups e bioeconomia; setor governamental e institucional; Expo Game, Painel Ecológico e o Corredor de Açaí. Cada setor foi projetado para facilitar o fluxo de visitantes e maximizar a interação com as exposições. Confira:

  • Área de Instituições de Ciência e Tecnologia e Universidades:

Espaços dedicados para apresentação de projetos de pesquisa e extensão, incluindo estandes interativos e áreas para demonstrações práticas.

  • Zona de Startups e Bioeconomia:

Ambiente projetado para startups apresentarem produtos e serviços, com áreas de pitch e encontros com investidores.

  • Setor Governamental e Institucional:

Estandes para agências e departamentos governamentais e demais instituições do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação, incluindo o Sesi/Senai e o Sebrae, Fapeap, Seed, Ipem, Setec e Amapatec, mostrando projetos e serviços públicos.

  • Expo Game:

Área destinada a estações de jogos; painéis e palestras de personalidades do mundo dos games, gerando oportunidades de imersão no universo do esporte eletrônico e de mercado.

Expo Game durante a 53ª Expofeira do Amapá
  • Painel ecológico:

As startups que atuarão no serviço de coleta seletiva e gestão de resíduos farão a exposição dos resultados da quantidade de resíduos coletados e processados durante a Expofeira. Adicionalmente, farão exposições explicativas e palestras sobre o processamento e gestão de resíduos sólidos.

  • Corredor de Açaí:

Empresas que usam a fruta açaí como a principal iniciativa de cadeia produtiva.

Além das áreas temáticas, o pavilhão Aquário da Inovação receberá o projeto “Astronomia no Meio do Mundo”, que por meio do planetário digital móvel do Governo do Estado oferta simulações realistas do espaço interestelar, projetando as estrelas, planetas e outros objetos celestes, oportunizando uma experiência imersiva e inspiradora sobre a vida fora da Terra.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia deve gerar entre 12 mil e 14 mil empregos e superar o índice de 100 mil trabalhos formais no estado, com movimentação de R$ 594 milhões a R$ 625 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30 e destacando o potencial do estado em desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!