Programas que fortalecem o setor econômico do estado serão disponibilizados aos visitantes da 54ª Expofeira do Amapá
Diretrizes de políticas públicas estaduais de fomento ao empreendedorismo farão parte da programação no Parque de Exposições da Fazendinha.

Na maior vitrine de negócios da Amazônia, a 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, diferentes serviços e programas que fortalecem o setor econômico serão disponibilizados aos visitantes. Iniciativas que apoiam e impulsionam o empreendedorismo e abertura de novas empresas fazem parte da programação.
A Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), terá três polos permanentes de atuação no Parque de Exposições da Fazendinha, durante os nove dias do evento, com as principais diretorias. O diretor-presidente da Agência Amapá, Wandenberg Pitaluga destacou que o setor econômico é desenvolvido por pessoas que trabalham em diferentes frentes, e que garantir suporte para quem empreende é uma das funções principais da Agência Amapá.

"Nós estamos levando para Expofeira, que é maior oportunidade de alavancar a economia e promover o surgimento de novos negócios, aquilo que faz parte das nossas ações permanentes. Nós trabalhos para garantir total suporte e incentivo ao setor empreendedor, com programas como o Minha Primeira Empresa e o Selo Amapá", ressaltou Pitaluga.
A Diretoria de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, fará o acompanhamento e dará o suporte necessários aos expositores do Programa Minha Primeira Empresa, além da pesquisa socioeconômica com os empreendedores e uma equipe disponível para prestar atendimento e dar informações ao público. No pavilhão ExpoAmazônia, haverá ainda lançamento da 6ª edição do programa Minha Primeira Empresa, no dia 2 de setembro, às 19h30.
Já a Diretoria de Desenvolvimento Setorial e Regional, acompanhará a participação das empresas ligadas aos Programas Amapá Solar e Selo Amapá nos Pavilhões ExpoAmazônia e de Inovação, com acompanhamento e avaliação diária dos resultados econômicos e financeiros dos participantes. Empresas do setor de energia e eletromobilidade veicular apresentarão soluções inovadores durante o evento. Haverá ainda empresas de diversos setores da economia apresentando seus produtos certificados com o Selo Amapá, especialmente dos oriundos da bioeconomia amapaense.

Na área em que a Diretoria de Atração de Investimentos estará coordenando, serão realizadas reuniões estratégicas com empresas e executivos dos setores de petróleo, gás e outros segmentos. Haverá ainda um ambiente Petróleo & Gás, onde serão desenvolvidas diversas atividades que incluem exposição de empresas do setor, como Petrobras, Tranpetro, Cia Brasileira Offshore (CBO), rodada de negócios com diversas empresas que farão reuniões com fornecedores e ainda, um local para informar e orientar as pessoas sobre a cadeia produtiva do petróleo.
Além disso, será realizado um seminário específico com empresários e especialistas do mercado de petróleo apresentando as profissões, carreiras e maneiras de fazer negócios com as empresas do segmento. Também haverá ambiente para repassar informações sobre incentivos fiscais estaduais. Outra proposta, é que nesse estande seja feita a divulgação da estrutura e das condições do Distrito Industrial de Macapá-Santana.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!