Governo do Amapá recebe equipamentos para fortalecimento da mandiocultura
Cada kit inclui balança plataforma com capacidade para 150 kg, forno mecanizado para torragem da farinha, lavador e descascador de mandioca, além de triturador, esfarelador e desmembrador de massa prensada por meio de emenda parlamentar do deputado Camilo Capiberibe

O Governo do Estado recebeu dois kits completos de mandiocultura para fortalecer a cadeia produtiva da farinha de mandioca no Amapá. A entrega, realizada na sexta-feira, 29, é resultado de emenda parlamentar no valor de R$ 210 mil do então deputado federal Camilo Capiberibe, hoje diretor financeiro da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), executados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
A solicitação foi feita pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e entregue no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Cada kit inclui balança plataforma com capacidade para 150 kg, forno mecanizado para torragem da farinha, lavador e descascador de mandioca, além de triturador, esfarelador e desmembrador de massa prensada.
Os equipamentos serão utilizados em capacitações, treinamentos e demonstrações técnicas para agricultores familiares, associações, cooperativas rurais e técnicos da extensão rural, promovendo boas práticas no processamento da mandioca.
De acordo com o projeto apresentado pelo Rurap, a mandiocultura é uma das principais atividades econômicas do Amapá, mas ainda enfrenta desafios devido à falta de infraestrutura adequada. A iniciativa busca melhorar a produtividade, agregar valor ao produto, ampliar a segurança no trabalho e contribuir para o fortalecimento da agroindústria da farinha no estado.
“Quero agradecer o investimento fruto da emenda do deputado Camilo Capiberibe, para fortalecer a mandiocultura no Amapá. Esse recurso vai modernizar nossas casas de farinha, levando tecnologia, produtividade e qualidade de vida ao agricultor familiar. Com o trabalho dos nossos técnicos e parceiros da SDR, CEA, Diagro e demais instituições, vamos garantir agroindústrias regulamentadas e alimentos com registro para comercialização. Essa entrega marca o início da programação do Rurap na 54ª Expofeira, um espaço de inovação, conhecimento e valorização da nossa biodiversidade. É um passo importante para fortalecer a agricultura familiar e o desenvolvimento do estado", enfatiza o diretor-presidente do Rurap, Kelson Vaz.

“O momento é mais do que entregar equipamentos, estamos falando de estrutura, motivação dos servidores e parceria entre governos. A Anater tem investido no fortalecimento do Rurap e na assistência técnica no campo, para que o agricultor familiar tenha apoio de verdade. Projetos como Florestas Produtivas, Terra Mulheres e Bolsa Verde mostram que estamos trabalhando para levar recursos, tecnologia e resultados concretos para quem vive da agricultura", ressalta Camilo Capiberibe.
Com os novos kits, o Centro de Capacitação e Treinamento Espaço Agroecológico do Rurap será equipado para oferecer cursos de gestão rural, treinamentos técnicos e suporte direto aos agricultores, reforçando o papel da agricultura familiar no desenvolvimento sustentável do Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!