Estrutura montada para cuidados com a saúde impressiona visitantes no 1º dia da 54ª Expofeira do Amapá
Postos de atendimento, consultórios móveis do Mais Sorriso e ambulâncias do Samu garantem a tranquilidade de quem busca curtir a maior feira de negócios da Amazônia.

A 54ª Expofeira do Amapá começou neste sábado, 30, com uma estrutura de saúde que chama atenção dos visitantes no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Durante os nove dias do evento promovido pelo Governo do Estado, a população terá acesso a dois postos de atendimento fixos totalmente equipados, ambulâncias do Samu e consultórios moveis do programa Mais Sorriso.
Os espaços contam com salas de estabilização, cada uma equipada com duas macas, cilindros de oxigênio, poltronas reclináveis para medicação, farmácia e aparelhos essenciais, como desfibrilador cardioversor e monitor multiparamétrico, fundamentais para suporte em casos de emergência.

O público aprovou a iniciativa. A estudante Ana Beatriz Silva, que foi aproveitar o primeiro dia da feira, destacou a importância do suporte médico no local.
“É muito comum, principalmente nos shows, as pessoas passarem mal, e também os idosos por conta do calor. Saber que temos postos de saúde aqui dentro nos deixa mais seguros para curtir a festa sabendo que, se precisarmos, teremos socorro rápido”, afirmou.

A secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, reforça que o objetivo é oferecer acolhimento e segurança para todos que participam da maior vitrine de negócios da Amazônia.

“Mais uma Expofeira em que a saúde está presente. Montamos dois postos totalmente equipados para atender a população que vier prestigiar a feira e precisar de assistência médica, além do atendimento pré-hospitalar do Samu e no Mais Sorriso, um programa maravilhoso do Governo do Amapá que está encantando a criançada. Então aproveite a festa, ela é nossa", destacou a gestora.

A estrutura foi pensada para dar respostas rápidas em casos de emergência, explicou o coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas da Sesa, Diego Gama. O esquema de saúde conta ainda com a retaguarda da UPA Zona Sul, Hospital Estadual de Santana e Hospital de Emergência de Macapá.

“Além dos dois postos com médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de enfermagem, contamos com o apoio do Samu para remoção de pacientes, e ainda com a retaguarda da UPA Zona Sul, do Hospital de Santana e do Hospital de Emergência”, disse.
Os postos funcionarão todos os dias, das 18h até o encerramento da programação, com equipes compostas por 25 profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos. Um dos espaços está localizado próximo ao Palco da Rainha, e o outro está ao lado da Arena Rio Amazonas, onde acontecem os shows nacionais.

A maior Expofeira de todos os tempos!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com o apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado.
Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo Espaço Gastronômico, Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 33%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30, destacando o desenvolvimento sustentável e economia verde. O evento também recebe shows nacionais gratuitos ao público. Confira a line-up:
- 30 de agosto (sábado): Calcinha Preta e Limão com Mel
- 31 de agosto (domingo): Ivete Sangalo
- 1º de setembro (segunda): rock cristão com Rosas de Saron
- 2 de setembro (terça): noite gospel com Cassiane e Maria Marçal
- 3 de setembro (quarta): Alexandre Pires
- 4 de setembro (quinta): Henrique & Juliano
- 5 de setembro (sexta): forró piseiro de Léo Foguete e Manu Bahtidão
- 6 de setembro (sábado): Xand Avião e Festival das Aparelhagens
- 7 de setembro (domingo): Jorge & Mateus
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!