Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA FAMILIAR

54ª Expofeira: Governo do Estado valoriza agricultura familiar com exposição e venda de produtos do Programa Amapá Cacau

Espaço reúne vitrines tecnológicas, comercialização direta e experiências que aproximam produtores e visitantes na maior feira da Amazônia.

Por Redação Expofeira
31/08/2025 10h30

Colaboração de Jamylle Nogueira

O espaço conta com 30 expositores, que além do cacau, trazem outros produtos da região

A agricultura familiar é destaque na 54ª Expofeira com o Programa Amapá Cacau, iniciativa do Governo do Estado que incentiva o cultivo do fruto e amplia a renda dos produtores. No Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, os visitantes podem conhecer tudo sobre o fruto no espaço destinado à Feira do Produtor.

 O local conta com 30 expositores, que além do cacau, trazem outros produtos da região, como castanhas, cupuaçu e mandioca. Segundo a secretária de Desenvolvimento Rural, Beatriz Barros, além de fomentar a economia local, o espaço amplia as oportunidades para os agricultores.

Feira do Produtor dentro da 54ª Expofeira do Amapá
Secretária de Desenvolvimento Rural, Beatriz Barros

“Aqui temos cultivos diferenciados, demonstrações de horticultura, criação de abelhas e camarão, balcão de negócios, cursos de bioeconomia e até o lançamento da bebida Cacau Bosque. Então é um espaço completo onde temos a demonstração de como tudo é produzido e a comercialização”, descreveu a gestora.

O técnico da cooperativa de cacau do Amapá, Nilton Miranda dos Santos, veio de Pedra Branca do Amapari para expor produtos pela terceira vez na Expofeira. Para ele, essa é uma grande oportunidade de expandir os negócios, tendo em vista que todos os anos ele obtém excelentes resultados.

“Aqui os visitantes podem aquirir desde a muda do cacau até produtos finais como a fruta, barras, nibs, manteiga, e além do cacau esse ano também trouxe a manteiga do cupuaçu e um tempero caseiro feito com ingredientes locais como cheiro verde, cebolinhas, coentro, chicória e entre outros. Minha expectativa aqui são sempre as melhores”, declarou o agricultor.

Secretária da SDR, Beatriz Barros, e técnico da cooperativa de cacau do Amapá, Nilton Miranda dos Santos

A policial militar, Joyce Brasil, de 41 anos, que estava visitando a feira, declarou que ficou encantada com o cacau e aproveitou logo para compra uma muda para começar a cultivar a fruta.

“Tenho uma pequena horta e me apaixonei pela ideia de plantar cacau. Vai ser minha primeira experiência e quero voltar para comprar mais mudas, pois eu amo muto as plantas e árvores frutíferas, fico muito feliz em ver que na Expofeira tem um espaço tão especial como esse”, descreveu a militar.

Policial militar, Joice Brasil, adquiriu muda de cacau durante a Expofeira

Durante a Expofeira, o público também pode conhecer de perto as técnicas agroflorestais que associam o plantio de cacau com culturas como banana e açaí, além de conferir vitrines tecnológicas e adquirir produtos diretamente das mãos dos agricultores familiares. Outra atração é a demonstração do beneficiamento do cacau, mostrando todas as etapas da colheita, como o processo de fermentação e secagem das amêndoas.

A presença da cadeia produtiva do cacau na Expofeira reforça o compromisso do Governo do Amapá em promover sustentabilidade, inovação e fortalecimento da agricultura familiar, gerando prosperidade para as comunidades rurais do estado.

Cosméticos e remédios feitos com óleos vegetais na Feira do Produtor

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou neste sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!