'Viemos passear com as crianças e aproveitamos para participar da pescaria', diz pescador durante o Troque e Pesque na 54ª Expofeira do Amapá
O pescador Johny Gama aproveitou o passeio em família no Parque de Exposições da Fazendinha para participar do torneio de Troque e Pesque.

Pela primeira vez na história do evento, a pesca esportiva foi incluída na programação, marcando um novo momento para a feira e consolidando essa prática como esporte, expressão cultural e motor de desenvolvimento econômico no estado. A iniciativa foi realizada por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e o projeto Reis do Rio, que promove a pesca esportiva no estado. O torneio Troca e Pesca foi aberto a pescadores e simpatizantes, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que dava direito à participação.
Animado com a disputa, Johny compartilhou suas expectativas. Ele veio com a família passear na 54ª Expofeira do Amapá e aproveitou para pescar. "Vim participar dessa pescaria com minha família. O meu objetivo é ganhar, mas qualquer colocação já vale, mas quero mesmo é ficar entre os três primeiros", afirmou o pescador.

O torneio foi realizado no tradicional tanque da Expofeira, espaço que anualmente recebe atividades voltadas à comunidade. Em 2025, o formato foi ampliado, trazendo a pesca esportiva como atração central e atraindo competidores de diversos municípios, como Santana, Mazagão, Tartarugalzinho e Porto Grande.
Para William Rocha, apresentador do programa Reis do Rio, presidente da Federação Norte de Pesca Esportiva e responsável pelo turismo da pesca no estado, o momento foi especial.

"Hoje vivemos um momento histórico. A pesca esportiva vai muito além do lazer. Ela movimenta a economia, valoriza nossa cultura, impulsiona o turismo, fortalece a gastronomia local e o empreendedorismo nas comunidades ribeirinhas", destacou.
Além da competição, no domingo, 31, na 54ª Expofeira do Amapá, teve lazer para toda a família, distribuição de brindes e premiações para participantes do torneio, incluindo categorias específicas para crianças, mulheres e homens. O evento também contou com o apoio de empresas privadas, reforçando a importância das parcerias entre o poder público e o setor empreendedor.
A programação da 54ª Expofeira continua durante a semana, com destaque para a "Sexta Elas Pescam", um torneio exclusivo para mulheres, que terá a presença da primeira-dama do estado e tem como objetivo incentivar a participação feminina na pesca esportiva.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!