'Aproveitei para conhecer o espaço com minha família', diz visitante do Planetário Móvel na 54ª Expofeira do Amapá
Mara Lobo, de 54 anos, aproveitou a 54ª Expofeira do Amapá para conhecer a ferramenta que integra o Projeto Astronomia no Meio do Mundo, do Governo do Estado.

Até 7 de setembro, o Planetário Móvel do Governo do Estado marca presença na 54ª Expofeira do Amapá, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, com o objetivo de aproximar crianças e adolescentes do conhecimento científico, especialmente nas áreas de astronomia, ciência e robótica, por meio de atividades interativas e educativas.
A família Lobo, ao passear pela feira, se deparou com o planetário e, curiosa, decidiu participar da experiência imersiva.
“Conhecer esse projeto foi incrível. Minhas filhas adoraram! Foi uma ótima forma de apresentar a elas o universo em toda a sua magnitude”, contou Mara Lobo, de 54 anos, após vivenciar o momento com a família.

A iniciativa utiliza métodos da chamada Nova Educação, que valorizam a aprendizagem ativa e contextualizada. As sessões, com duração de 15 a 30 minutos, proporcionam conteúdos que podem ser explorados e aprofundados posteriormente em sala de aula.
Segundo o gerente do Núcleo de Fomento à Inovação, Paulo França, o Planetário Móvel vai além de uma atração científica.
“Ele é uma ferramenta pedagógica pensada para atender às demandas educacionais das escolas, de acordo com seus projetos pedagógicos", disse França.

Nesta segunda fase do projeto, uma das novidades é a possibilidade de os professores solicitarem temas específicos para as sessões. Esses conteúdos são exibidos por meio de vídeos realistas, contribuindo para a ampliação e aprofundamento do aprendizado em sala de aula.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!