Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Palestras destacam agricultura familiar e cenário da agroecologia no estado durante a 54° Expofeira do Amapá

No Auditório Castanheira, produtores e estudantes participam de debates sobre boas práticas agrícolas e caminhos para o fortalecimento da agroecologia.

Por Lucas Mota
01/09/2025 22h29
Ação foca desenvolvimento sustentável, inovação tecnológica e no fortalecimento dos setores produtivos do Amapá

O Auditório Castanheira, localizado no Pavilhão Aquário da Inovação, é palco de momentos de aprendizado e troca de experiências durante a 54° Expofeira do Amapá. Nesta segunda-feira, 1º, dois encontros marcam a programação: uma palestra sobre agricultura familiar e boas práticas no uso de defensivos agrícolas, e a discussão sobre o cenário da agroecologia no estado.

A primeira atividade reúne agricultores e técnicos para reforçar a importância do uso seguro de defensivos agrícolas, garantindo mais qualidade de vida no campo e segurança alimentar para a população. A iniciativa também incentiva práticas responsáveis e sustentáveis, fundamentais para a valorização da produção local.

O engenheiro agrônomo Caio Oliveira palestrou sobre o uso de produtos químicos na agricultura familiar

Na sequência, o público participa de uma palestra dedicada ao panorama da agroecologia no Amapá. O espaço foi aberto para reflexões sobre os desafios e potencialidades do setor, ressaltando como esse modelo de produção contribui para a conservação ambiental e para o fortalecimento da agricultura familiar.

Erik Carvalho, agricultor e estudante de agroecologia, compartilhou a visão sobre os encontros.

Erik Carvalho, agricultor e estudante de agroecologia

"Esta é uma importante oportunidade para adquirir mais conhecimento e conhecer pessoas do meio, então só tenho a agradecer por esse incentivo, para nós que somos agricultores e estudantes conhecermos uma nova realidade, o que tem de novas ideias e costumes que estão surgindo”, afirma.

O ambiente acolhedor do Auditório Castanheira aproxima a ciência da prática, unindo especialistas, produtores e estudantes em um diálogo que valoriza o conhecimento técnico, mas também o saber de quem vive a rotina do campo.

Além dessas atividades, o Pavilhão Aquário da Inovação segue com programação diária de palestras voltadas ao desenvolvimento sustentável, à inovação tecnológica e ao fortalecimento dos setores produtivos do Amapá.

Palestras e capacitações acontecem durante toda a 54° Expofeira do Amapá

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!