Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E ANCESTRALIDADE

Na 54ª Expofeira do Amapá, Palco das Expressões Afro-amapaenses valoriza a história e as tradições dos povos negros e indígenas

Espaço recebe grupos de capoeira, batuque, marabaixo e dos povos originários durante os nove dias de programação.

Por Gabriel Penha
04/09/2025 08h30
Espaço recebe grupos de capoeira, batuque, marabaixo e dos povos originários durante os nove dias de programação

Na 54ª Expofeira do Amapá, o Palco das Expressões Afro-amapaenses é o espaço que valoriza e evidencia a história, a cultura e as tradições dos povos negros e indígenas do Estado. O local foi o ponto escolhido para a abertura oficial do evento pelo governador Clécio Luís, no sábado, 30 de agosto, após cavalgada e cortejo cultural.

Durante os nove dias de programação, se apresentam no palco grupos de capoeira, marabaixo, batuque, sairé, zimba, religiões de matriz africana e representantes de etnias de povos originários.

Coordenadora do Raízes da Favela, Elísia Congó

Um dos que já subiram no palco foi o Raízes da Favela (Dica Congó), que se apresentou ainda no sábado, 30. A coordenadora do grupo, Elísia Congó, destaca a importância do espaço temático dentro da Expofeira para a difusão e valorização da identidade cultural amapaense. “É um local onde diversas manifestações culturais têm a oportunidade de mostrar um pouco das atividades que desenvolvem para um público bem diversificado”, destaca Elísia.

Já no domingo, 31, as apresentações iniciaram com os grupos de capoeira. Depois, o grupo de performance indígena Fostixg mostrou a interação dos povos originários com a floresta, a natureza e seus ancestrais.

Mas o destaque da noite foi o grupo Tambores Saramaka, da cidade de Kohou, na Guiana Francesa. Com muito gingado, os convidados das terras vizinhas empolgaram o público; a noite foi encerrada com os grupos Berço do Marabaixo e União dos Devotos de Nossa Senhora da Conceição (UDNSC), de Igarapé do Lago.

Grupo Tambores Saramaka, da cidade de Kohou, na Guiana Francesa contagiou o público com muito gingado
Danniela Ramos, diretora de Igualdade Racial da Fundação e uma das coordenadoras do Palco Afro-amapaense

A coordenação do palco é da Fundação Marabaixo em conjunto com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Para Danniela Ramos, diretora de Igualdade Racial da Fundação e uma das coordenadoras do espaço, o Palco Afro-amapaense é uma grande vitrine das nossas tradições. 

“Mais uma vez, o Governo do Estado evidencia e valoriza o melhor da nossa cultura e, claro, a cultura afro-amapaense não poderia ficar de fora desse grandioso evento que é a 54ª Expofeira do Amapá", destaca Danniela.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!