Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO RELIGIOSO

54ª Expofeira: Governo do Amapá promove seminário sobre trilhas e roteiros religiosos na maior feira de negócios da Amazônia

Evento discute estratégias para impulsionar o turismo religioso e sustentável no estado, conectando fé, cultura e meio ambiente.

Por Mikhael Santos
01/09/2025 21h30
Seminário apresentou políticas públicas e estratégias voltadas ao desenvolvimento do turismo religioso e cultural

No terceiro dia da maior feira de negócios da Amazônia, o Governo do Amapá reforçou o compromisso com o fortalecimento do setor turístico ao promover o seminário “Governança de Trilhas e Roteiros Religiosos". A atividade segue até esta terça-feira, 2, no Pavilhão Aquário da Inovação, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Ministrado por Camila Bassi, representante da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas), o seminário apresentou políticas públicas e estratégias voltadas ao desenvolvimento do turismo religioso e cultural, com foco na sustentabilidade ambiental e valorização da economia local.

Atividade segue até esta terça-feira, 2, no Pavilhão Aquário da Inovação
Camilla Bassi, palestrante

“O turismo religioso é uma ferramenta poderosa de conexão entre as pessoas, suas crenças e os territórios. Unir essa dimensão espiritual à conservação ambiental e ao fortalecimento da economia das comunidades locais é uma estratégia que gera resultados duradouros e sustentáveis”, afirmou Camilla.

O Amapá tem registrado crescimento no turismo religioso com eventos tradicionais como o Círio de Nazaré e a Festa de São Tiago, que mobilizam milhares de fiéis e visitantes todos os anos. De acordo com Gabriel Flores, coordenador de Planejamento de Turismo do estado, essas manifestações são parte fundamental da identidade cultural amapaense.

Gabriel Flores, coordenador do Planejamento do Turismo

“Temos um patrimônio religioso riquíssimo que atrai turistas do Brasil e do exterior. Ao investir em governança e planejamento, conseguimos transformar esses roteiros em experiências mais estruturadas e com maior impacto econômico para as comunidades”, explicou Flores.

A programação também chamou a atenção de estudantes da área. Bianca Oliveira, aluna do curso de Guia de Turismo do Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá Professora Josinete Oliveira Barroso (Cepajob), destacou a importância da abordagem do etnocentrismo durante o seminário.

“Foi essencial entender como respeitar e valorizar as diferentes manifestações culturais e religiosas. Isso contribui para uma atuação mais consciente e sensível do guia de turismo”, pontuou.

Bianca Oliveira, Estudante de Guia de Turismo

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Turismo