54ª Expofeira do Amapá movimenta setor agropecuário e promove premiação do julgamento animal
O evento será realizado no próximo sábado, 6 de setembro, abrangendo as categorias de equinos, bubalinos e bovinos, divididas por gênero e faixa etária.
Colaboração de Maria Clara Prudêncio

Com mais de 800 animais em exposição, a 54ª Expofeira do Amapá se consolida como um dos principais eventos agropecuários da região Norte. Realizada no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, a feira valoriza a pecuária de alta qualidade e movimenta os currais com exemplares que representam o potencial produtivo do Amapá e do Pará. A exposição reforça o papel do evento como vitrine para o setor, promovendo o desenvolvimento econômico e ampliando as relações comerciais no campo.
Pensando em valorizar essa produção e estimular a melhoria genética dos animais, o Governo do Estado promove, no próximo sábado, 6, a premiação de Julgamento Animal, que reconhece os melhores exemplares com base em critérios técnicos como padrão, pelagem, aprumo e altura.

O servidor da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e presidente da comissão de julgamento animal, Hermínio Morales, destaca que a iniciativa contribui para fortalecer a competitividade entre os criadores. Segundo ele, a qualidade dos animais apresentados evidencia o alto nível técnico da exposição e reforça a 54ª Expofeira como uma referência na pecuária e no agronegócio local.

“Temos uma boa expectativa, já que estão sendo apresentados exemplares com excelente genealogia. A intenção é credenciar esses lotes para o leilão, e os premiados já sairão reconhecidos como os de maior valor para as vendas. A competição é exclusiva para equinos, bubalinos e bovinos, e cada fazenda seleciona cuidadosamente seus melhores indivíduos para o julgamento”, afirma Morales.
As fazendas interessadas em participar do julgamento escolhem seus melhores animais e podem se inscrever por meio de uma ficha disponibilizada pela organização. Mais informações estão disponíveis diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A premiação inclui troféus e rosetas para os destaques de cada categoria, sendo os equinos, bubalinos e bovinos, com divisão entre gênero e faixa etária.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!