UPA da Zona Sul de Macapá registra 343 atendimentos nos dois primeiros dias da 54ª Expofeira do Amapá
Unidade manteve funcionamento dentro do plano de contingência, oferecendo suporte durante a maior vitrine de negócios da Amazônia.

A 54ª Expofeira do Amapá já começou movimentada, e não foi diferente para a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Gilson Rocha (UPA Zona Sul), em Macapá. Nos dois primeiros dias do evento, 30 e 31 de agosto, a unidade registrou 343 atendimentos, garantindo agilidade e segurança aos visitantes e moradores da região.
Com funcionamento reforçado, a UPA é um dos pontos estratégicos definidos pelo Governo do Estado para dar suporte à maior vitrine de negócios sustentáveis da Amazônia. Localizada na Avenida Ivaldo Veras, próximo ao acesso para a Rodovia Josmar Chaves Pinto, a unidade segue com equipe ampliada e estrutura preparada para qualquer emergência.
Classificação de risco nos atendimentos:
- Emergência (vermelho): 0
- Muito urgente (laranja): 4
- Urgente (amarelo): 109
- Pouco urgente (verde): 229
- Não urgente (azul): 1

A maioria dos atendimentos foi de baixa complexidade (66,8%), enquanto 32% foram classificados como urgentes, demonstrando que, mesmo com a intensa movimentação durante o evento, a unidade manteve sua rotina dentro da normalidade – considerando que a média diária é de 220 pacientes.
“Mesmo em um evento de grande movimentação, conseguimos garantir o atendimento à população com segurança e eficiência”, destacou o gerente administrativo da UPA, Willian Meguins.
Estrutura reforçada para a 54ª Expofeira
Desde sábado, 30, a UPA está com plantão reforçado: cinco médicos por turno (três clínicos gerais na porta, um pediatra e um profissional exclusivo para as salas Amarela e Vermelha), além de farmácia abastecida, ambulância disponível das 19h às 7h, e equipes preparadas para qualquer situação.
A Sala Vermelha conta com ventilador mecânico, monitor multiparâmetro e bombas de infusão, garantindo suporte a casos críticos. Já a Sala Amarela dispõe de quatro leitos adultos, quatro pediátricos e um leito de isolamento para observação. Em situações mais graves, os pacientes são encaminhados para unidades de referência após avaliação médica.
A 54ª Expofeira segue até 7 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, com uma estrutura pensada para receber milhares de pessoas. A UPA Zona Sul segue pronta para dar suporte ao evento e garantir que a diversão não seja interrompida por imprevistos.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!