Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE DESCENTRALIZADA

UPA da Zona Sul de Macapá registra 343 atendimentos nos dois primeiros dias da 54ª Expofeira do Amapá

Unidade manteve funcionamento dentro do plano de contingência, oferecendo suporte durante a maior vitrine de negócios da Amazônia.

Por Redação
03/09/2025 16h10
A maioria dos atendimentos foi de baixa complexidade, 66,8%, enquanto 32% foram classificados como urgentes

A 54ª Expofeira do Amapá já começou movimentada, e não foi diferente para a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Gilson Rocha (UPA Zona Sul), em Macapá. Nos dois primeiros dias do evento, 30 e 31 de agosto, a unidade registrou 343 atendimentos, garantindo agilidade e segurança aos visitantes e moradores da região.

Com funcionamento reforçado, a UPA é um dos pontos estratégicos definidos pelo Governo do Estado para dar suporte à maior vitrine de negócios sustentáveis da Amazônia. Localizada na Avenida Ivaldo Veras, próximo ao acesso para a Rodovia Josmar Chaves Pinto, a unidade segue com equipe ampliada e estrutura preparada para qualquer emergência.

Classificação de risco nos atendimentos:

  • Emergência (vermelho): 0
  • Muito urgente (laranja): 4
  • Urgente (amarelo): 109
  • Pouco urgente (verde): 229
  • Não urgente (azul): 1
Nos dois primeiros dias da 54ª Expofeira, 30 e 31 de agosto, a UPA registrou 343 atendimentos

A maioria dos atendimentos foi de baixa complexidade (66,8%), enquanto 32% foram classificados como urgentes, demonstrando que, mesmo com a intensa movimentação durante o evento, a unidade manteve sua rotina dentro da normalidade – considerando que a média diária é de 220 pacientes.

“Mesmo em um evento de grande movimentação, conseguimos garantir o atendimento à população com segurança e eficiência”, destacou o gerente administrativo da UPA, Willian Meguins.

Estrutura reforçada para a 54ª Expofeira
 
Desde sábado, 30, a UPA está com plantão reforçado: cinco médicos por turno (três clínicos gerais na porta, um pediatra e um profissional exclusivo para as salas Amarela e Vermelha), além de farmácia abastecida, ambulância disponível das 19h às 7h, e equipes preparadas para qualquer situação.

A Sala Vermelha conta com ventilador mecânico, monitor multiparâmetro e bombas de infusão, garantindo suporte a casos críticos. Já a Sala Amarela dispõe de quatro leitos adultos, quatro pediátricos e um leito de isolamento para observação. Em situações mais graves, os pacientes são encaminhados para unidades de referência após avaliação médica.

A 54ª Expofeira segue até 7 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, com uma estrutura pensada para receber milhares de pessoas. A UPA Zona Sul segue pronta para dar suporte ao evento e garantir que a diversão não seja interrompida por imprevistos.

A UPA segue com equipe ampliada e estrutura preparada para qualquer emergência

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde