Governo do Estado reúne profissionais da educação para elaboração do Marco de Gestão Escolar do Amapá
Documento funcionará como um guia para as lideranças escolares, reforçando a atuação diária e a promoção do direito ao ensino de qualidade.

O Governo do Estado reuniu gestores escolares, geoeducacionais dos municípios e profissionais da educação para a construção coletiva do Marco de Gestão Escolar do Amapá, um documento que irá subsidiar a atuação das escolas em diversas vertentes. O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 3, no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Macapá.
O Marco tem como objetivo ser uma espécie de guia sobre o papel do gestor na promoção do direito à educação, além de estabelecer parâmetros para formação, acompanhamento e avaliação das equipes escolares, reforçar a gestão democrática e o planejamento estratégico, e ainda valorizar a cooperação entre escola, comunidade e poder público.
Na oportunidade, houve uma oficina de práticas com a equipe do Centro Lemann de Liderança para a Equidade na Educação. Além disso, diretores de 10 escolas apresentaram suas experiências e desafios na educação amazônida, promovendo um diálogo sobre alguns tipos de gestão, como a pedagógica, de pessoas, processos, de recursos e da comunidade escolar.

Segundo a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seed, Danielle Dias, o Marco é uma iniciativa inédita na educação pública do Amapá e irá reforçar o trabalho que já vem sendo realizado na reestruturação das escolas. A estimativa é de que o documento seja lançado ainda este ano e aplicado a partir do ano letivo de 2026.
“Esse é um documento que será utilizado em todo o estado, visando propagar e estabelecer os objetivos da rede e como os diretores podem contribuir, como as escolas devem ser geridas considerando esses objetivos. Então, os diretores estão tendo a oportunidade de apresentar as práticas já desenvolvidas e, com essa escuta, a gente vai estar incluindo o que for necessário para que esse documento tenha a nossa identidade”, explica a secretária Danielle.

Uma das participantes foi a diretora da Escola Estadual Augusto dos Anjos, Maísa Nery. Segundo ela, esse é um passo positivo para o futuro da rede de educação pública estadual, sinalizando um padrão de qualidade a ser seguido pelas próximas gestões escolares.
“Essa é uma iniciativa muito boa. Ter um documento norteador do que um diretor pode fazer ao chegar numa escola para já começar fazendo um bom trabalho vai ser muito bom, porque é complicado quando o gestor chega sem saber o que fazer. Então, ter algo que possa ajudar nessa caminhada é muito importante, vai fazer com que se cumpra a missão de forma esplêndida, dando resultados para os alunos, tendo uma escola com mais qualidade, atendendo às necessidades daquela instituição”, afirma a diretora.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!