Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LEI DE INCENTIVO

Lei de Incentivo à Reciclagem ganha espaço em oficina na 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado

Atividade ensinou passo a passo para transformar ideias em projetos sustentáveis e ampliar o acesso a recursos para iniciativas ambientais.

Por Redação Expofeira
03/09/2025 18h48

Colaboração de Gabriela de Matoz

Oficina realizada na 54ª Expofeira do Amapá reuniu representantes de cooperativas, startups e organizações sociais

Como transformar ideias em projetos capazes de captar recursos por meio da Lei Federal de Incentivo à Reciclagem? Esse foi o tema da oficina realizada nesta quarta-feira, 3, na programação da 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, que reuniu representantes de cooperativas, startups e organizações sociais interessadas em desenvolver iniciativas voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.

A ação foi promovida pela Rede Igapó, organização que nasceu em 2022 a partir da experiência da Nexo Investimento Social com leis de incentivo fiscal. Com foco na Amazônia Legal, a rede tem como missão democratizar o acesso a esses mecanismos e mobilizar recursos para projetos socioambientais na região.

De acordo com o diretor executivo da Rede Igapó, Fernando Salum, a oficina tem caráter prático e oferece um guia detalhado para quem deseja acessar a Lei de Incentivo à Reciclagem.

Fernando Salum, diretor executivo da Rede Igapó

“A gente vai mostrar passo a passo do que as organizações, cooperativas e startups precisam para acessar essa nova lei, que representa uma oportunidade de captação de recursos tanto para entidades com fins lucrativos quanto para sem fins lucrativos. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento do Amapá de forma sustentável, beneficiando o estado, as cidades e a população”, destacou.

Ele acrescentou que os participantes recebem instruções sobre a legislação, os critérios de aprovação e o processo de cadastro no sistema TransfereGov.

A oficina foi ministrada por Adriana Mitre, gerente de desenvolvimento territorial da Rede Igapó. Para ela, o diferencial do encontro está em mostrar que, além da captação de recursos, os projetos podem ter grande impacto na preservação ambiental.

Adriana Mitre, gerente de desenvolvimento territorial da Rede Igapó

“Estamos explicando o passo a passo para que proponentes que já atuam com reciclagem ou que queiram fomentar pesquisas, capacitação e outras ações possam acessar o mecanismo. Essa lei abre caminho para que iniciativas ambientais se consolidem no estado”, explicou.

Segundo Adriana, disseminar esse conhecimento é essencial em um momento em que o debate sobre sustentabilidade ganha cada vez mais espaço, especialmente na Amazônia, onde soluções locais têm papel estratégico para o desenvolvimento.

Incentivo para transformação

A Lei Federal de Incentivo à Reciclagem é considerada um novo marco para ampliar a destinação de recursos a projetos que promovam a gestão adequada de resíduos, capacitação profissional, pesquisas e inovações no setor. Com a formação oferecida na 54ª Expofeira, a expectativa é que mais iniciativas do Amapá possam competir em igualdade com projetos das regiões Sul e Sudeste, que historicamente concentram os recursos dessas políticas.

Participantes receberam orientações sobre legislação, critérios de aprovação e cadastro no sistema TransfereGov

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!