Lei de Incentivo à Reciclagem ganha espaço em oficina na 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado
Atividade ensinou passo a passo para transformar ideias em projetos sustentáveis e ampliar o acesso a recursos para iniciativas ambientais.
Colaboração de Gabriela de Matoz

Como transformar ideias em projetos capazes de captar recursos por meio da Lei Federal de Incentivo à Reciclagem? Esse foi o tema da oficina realizada nesta quarta-feira, 3, na programação da 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, que reuniu representantes de cooperativas, startups e organizações sociais interessadas em desenvolver iniciativas voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.
A ação foi promovida pela Rede Igapó, organização que nasceu em 2022 a partir da experiência da Nexo Investimento Social com leis de incentivo fiscal. Com foco na Amazônia Legal, a rede tem como missão democratizar o acesso a esses mecanismos e mobilizar recursos para projetos socioambientais na região.
De acordo com o diretor executivo da Rede Igapó, Fernando Salum, a oficina tem caráter prático e oferece um guia detalhado para quem deseja acessar a Lei de Incentivo à Reciclagem.

“A gente vai mostrar passo a passo do que as organizações, cooperativas e startups precisam para acessar essa nova lei, que representa uma oportunidade de captação de recursos tanto para entidades com fins lucrativos quanto para sem fins lucrativos. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento do Amapá de forma sustentável, beneficiando o estado, as cidades e a população”, destacou.
Ele acrescentou que os participantes recebem instruções sobre a legislação, os critérios de aprovação e o processo de cadastro no sistema TransfereGov.
A oficina foi ministrada por Adriana Mitre, gerente de desenvolvimento territorial da Rede Igapó. Para ela, o diferencial do encontro está em mostrar que, além da captação de recursos, os projetos podem ter grande impacto na preservação ambiental.

“Estamos explicando o passo a passo para que proponentes que já atuam com reciclagem ou que queiram fomentar pesquisas, capacitação e outras ações possam acessar o mecanismo. Essa lei abre caminho para que iniciativas ambientais se consolidem no estado”, explicou.
Segundo Adriana, disseminar esse conhecimento é essencial em um momento em que o debate sobre sustentabilidade ganha cada vez mais espaço, especialmente na Amazônia, onde soluções locais têm papel estratégico para o desenvolvimento.
Incentivo para transformação
A Lei Federal de Incentivo à Reciclagem é considerada um novo marco para ampliar a destinação de recursos a projetos que promovam a gestão adequada de resíduos, capacitação profissional, pesquisas e inovações no setor. Com a formação oferecida na 54ª Expofeira, a expectativa é que mais iniciativas do Amapá possam competir em igualdade com projetos das regiões Sul e Sudeste, que historicamente concentram os recursos dessas políticas.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!