Avanços e desafios da produção de café no estado são temas de palestra na 54ª Expofeirado Amapá
Momento sobre cafeicultura da Amazônia no Agro Summit discutiu as novas possibilidades de cultivo com tecnologias de ponta adaptadas à região.
Colaboração de Dhiúlia Dhiordanny Melo Braga

A palestra "Cafeicultura da Amazônia", realizada na terça-feira, 2, na programação do Agro Summit da 54ª Expofeira do Amapá, destacou os avanços e desafios da produção de café no Amapá. Com a participação de cerca de 80 pessoas, o evento reuniu especialistas e produtores locais para discutir as inovações tecnológicas e as novas perspectivas para o setor.
Durante a palestra, foi enfatizado o grande potencial do Amapá de se tornar um centro produtivo de café de qualidade, com o apoio de pesquisas desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outros profissionais rurais.

Engenheiro agrônomo e analista da Embrapa em Rondônia, João Maria compartilhou o trabalho da instituição no desenvolvimento de clones híbridos de café que, além de terem alta produtividade, são adaptados às condições climáticas e de solo da Amazônia.

“Mostramos que essas plantas são desenvolvidas aqui na região e que tem um grande potencial para produzir café aqui no Amapá com excelente qualidade”, afirmou, destacando o grande potencial para a expansão do cultivo de café no estado. Ele ainda pontuou que o uso dessas tecnologias pode representar um avanço significativo para os cafeicultores locais.
Com o suporte da pesquisa e da adaptação tecnológica, o Amapá se posiciona para um futuro promissor na cafeicultura, não só como uma atividade econômica, mas também como um pilar importante para a sustentabilidade e a geração de renda para os produtores locais.

Engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa no Amapá, Rogério Mauro complementou o debate.
“Nosso objetivo é, a longo prazo, desenvolver o material de café para cultivo no Estado. A pesquisa da Embrapa visa criar variedades de café mais resistentes e produtivas, que possam atender tanto às necessidades do mercado local quanto às exigências de qualidade para exportação", disse Mauro.
O Agro Summit na 54ª Expofeira do Amapá tem se mostrado um ponto de encontro essencial para impulsionar esses avanços, conectando produtores, pesquisadores e consultores em torno do mesmo objetivo: transformar o estado em um importante polo cafeeiro na Amazônia.

Presidente da Cooperativa dos Cafeicultores do Amapá, Orlando Pereira falou sobre o impacto direto da cafeicultura na economia local.
“O café traz um recurso muito bom, então eu sei que vai ser um enriquecimento para os produtores da cidade”, disse o produtor rural, que há dois anos iniciou a criação da cooperativa e está implementando o plantio de café robusta em Macapá. A cooperativa, que foi formalizada em julho de 2023, já está desenvolvendo um viveiro para o plantio, com expectativa de iniciar a colheita em janeiro de 2024.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!