Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CELEBRAÇÃO

‘É como se fosse a primeira vez’, diz tricampeã no 6º Festival de Bandas e Fanfarras da 54ª Expofeira do Amapá

Josiely Albuquerque, de 18 anos, liderou a Famus rumo ao tricampeonato no primeiro dia de apresentações. O festival segue até essa quinta-feira, 3 no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Por Breno Pantoja
04/09/2025 18h52
Josiely Albuquerque agora é tricampeã da Fanfarra Simples

O brilho das cores, a força da percussão e a emoção de centenas de estudantes marcaram a abertura do 6º Festival de Bandas e Fanfarras, nesta quarta-feira, 3, no Palco da Rainha durante a 54ª Expofeira do Amapá. Entre os mais de mil alunos que se apresentaram, la estava a estudante Josiely Albuquerque, de 18 anos, regente da Fanfarra Municipal Serrana (Famus), da Escola Estadual Municipal Serrado Navio, de Serra do Navio. O grupo conquistou o tricampeonato na categoria Fanfarra Simples, feito que ela viveu como se fosse a primeira vez.

“Eu entrei sem a intenção de ficar, só queria experimentar algo novo. Mas acabei ficando três anos e foi uma experiência muito boa pra mim. Estar aqui pelo terceiro ano é como se fosse a primeira vez. Hoje eu tô muito feliz, sei que a minha banda deu o máximo e a gente trabalhou duro pra chegar até aqui”, contou Josiely.

O Grupo Famus foi tricampeão na categoria Fanfarra Simples

A preparação da Famus envolveu quatro meses de ensaios intensos. Segundo a regente, cada etapa foi um desafio que fortaleceu o grupo.

“A gente ensaiava todos os dias. Era cansativo, mas conseguimos superar as dificuldades. Eu confio na minha banda e sei que eles também confiam em mim”, completou Josiely. 

Uma noite mágica e de celebração à cultura e identidade cultural de cada escola

De Oiapoque, a porta-bandeira Lorrany Sousa, de 16 anos, viajou quase 600 quilômetros com a Banda Joaquim Nabuco, que garantiu o terceiro lugar na categoria Fanfarra Simples. Para ela, estar no palco da Expofeira foi um sonho realizado.

“Eu faço parte da banda há quatro anos. Já pensei em desistir, mas o amor pela música e pelo meu grupo sempre falou mais alto. Estar aqui na Expofeira é um sonho realizado, e poder mostrar o nosso trabalho me enche de orgulho”, afirmou Lorrany.

Lorrany Sousa fez parte do pódio conquistando o terceiro lugar na Categoria Fanfarra Simples com o Grupo Joaquim Nabuco

O festival também emocionou famílias. A dona de casa Telma Rodrigues, de 42 anos, acompanhou pela primeira vez a apresentação do filho, David Asafh, integrante da banda Joaquim Nabuco.

“Ver meu filho no meio dessa multidão, tocando com tanto empenho, é uma alegria que não cabe no peito. Eu nunca tinha vindo na Expofeira, e hoje estou realizada por viver esse momento junto com ele”, declarou, emocionada.

Telma Rodrigues e seu filho David Asafh

Realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Federação de Bandas, Fanfarras e Regentes do Amapá, o festival reúne 20 escolas de nove municípios, divididas nas categorias Bandas de Percussão, Bandas Marciais e Fanfarras Simples. No primeiro dia, foram avaliadas as categorias Fanfarra Simples e Banda Marcial, com prêmios que chegaram a R$ 9,6 mil.

A iniciativa integra a programação cultural da 54ª Expofeira do Amapá, que oferece nove dias de lazer, gastronomia, cultura, esporte e grandes shows nacionais gratuitos. O festival continua nesta quinta-feira, 4, com a apresentação das Bandas de Percussão, encerrando a programação do concurso.

O grupo JMDM consagrou-se campeã pela terceira vez na categoria Banda Marcial

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!