Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Na 54ª Expofeira do Amapá, Governo do Estados orienta público da terceira idade sobre prevenção contra golpes

A iniciativa, coordenada pelo Instituto de Defesa do Consumidor, ocorreu nesta quinta-feira, 4, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Por Cristiane Nascimento
04/09/2025 19h16
A iniciativa ocorreu nesta quinta-feira, 5, no Parque de Exposições da Fazendinha

O Parque de Exposições da Fazendinha foi palco na quinta-feira 4, da palestra educativa "Olho Vivo na Melhor Idade, como reconhecer e prevenir golpes" voltada para idosos do "Grupo do Amor" do projeto Minha Gente. A estratégia integra a programação da 54ª Expofeira, a maior vitrine de negócios da Amazônia.

A iniciativa, que ocorreu no auditório Castanheira, no Pavilhão ExpoAmazônia, é conduzida pelo Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon-AP) e se configura com uma extensão das atividades do órgão, que são direcionadas para proteger o público em geral e garantir os direitos dos consumidores, como ressaltou o assessor jurídico do Procon Amapá, Manoel Arthur Barros.

Assessor jurídico do Procon Amapá, Manoel Arthur Barros

"Essa palestra surgiu de forma bem preliminar. Assim que tomamos conhecimento que a Expofeira ocorreria novamente esse ano, montamos uma recomendação e mandamos para a organização e em seguida montamos palestras educativas, fiscalizações em ronda. E o intuito é levar a informações claras e precisas para esse público alvo, que é a terceira idade. Queremos repassar confiança, expertise e segurança para prevenir golpes", destacou Barros.

Durante o evento, os idosos receberam orientações referentes a atitudes que devem ser tomadas para evitar que sejam vítimas de golpes e tenham prejuízos financeiros.

Iniciativa garante proteção do público em geral e garante os direitos dos consumidores

A aposentada Léa Costa, de 73 anos participou do momento da exposição dos esclarecimentos e enfatizou que essa é uma forma muito positiva para evitar situações indesejadas e prejudiciais.

"Essa palestra está sendo muito útil porque é uma forma de prevenção nós, idosos, não cairmos em golpes, inclusive eu fui uma que já caí e já tive várias tentativas de golpe, mas sempre eu estou em alerta. A partir de agora eu vou ficar mais alerta ainda de olho aberto", declarou.

Aposentada Léa Costa, de 73 anos, aprovou a iniciativa

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!