Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARA TODOS

Governo do Estado promove 'Dia da Família' após encerramento da 54ª Expofeira do Amapá

Evento gratuito vai reunir lazer, serviços de saúde e atividades recreativas para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade.

Por Redação Expofeira
05/09/2025 13h35

Colaboração de Gabriela de Matoz

“Dia da Família” será na segunda-feira, 8, após a maior vitrine de negócios da Amazônia

Na próxima segunda-feira, 8, um dia após o encerramento da 54ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado vai realizar o “Dia da Família”, no Parque de Exposições da Fazendinha. A ação procura oferecer lazer, cultura e serviços gratuitos, com foco em famílias em situação de vulnerabilidade. 

O credenciamento prévio deve ser feito por meio de link disponibilizado pelas secretarias parceiras ou pelo WhatsApp (96) 99127-3097. Para se inscrever, é necessário informar dados como contato do responsável, faixa etária da criança, bairro de residência e se a família é beneficiária do Cadastro Único ou de algum programa social. A retirada dos ingressos será realizado no próprio dia do evento, das 15h às 20h, e o parque funcionará das 16h às 22h. 

A expectativa é receber cerca de 15 mil pessoas, sendo 10 mil crianças entre 2 e 14 anos. Conforme a secretária de Estado de Assuntos da Transposição, Anne Marques, da coordenação do projeto, a iniciativa busca democratizar o acesso ao lazer.

“Nosso público prioritário são as famílias mais vulneráveis, aquelas que dificilmente conseguem acessar esse tipo de atividade. O propósito do governador Clécio é garantir um dia de lazer e serviços para quem mais precisa”, afirmou.

Anne Marques apresenta detalhes do “Dia da Família”

Serviços e programação

Além do parque, o “Dia da Família” contará com ações integradas em diferentes áreas. Na saúde, ocorre vacinação e atendimentos do programa Mais Sorriso. A Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel) promove o festival de pipas e atividades recreativas, enquanto a Secretaria de Educação (Seed) oferta espaços de lazer inclusivos, com foco em crianças autistas e acompanhamento do Núcleo de Educação Especial. 

Também haverá pontos de hidratação e a distribuição de lanche para as crianças. A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) apoiará a presença de empreendedores locais, que vão comercializar produtos como pipoca, algodão-doce e comidas típicas. 

“Mesmo com o encerramento oficial da Expofeira no domingo, no Dia da Família vamos manter a presença dos empreendedores, gerando oportunidade de negócio e fortalecendo a economia local”, ressaltou Anne.

Segundo a secretária, o critério de prioridade é voltado as famílias em situação de vulnerabilidade.

“Será um grande dia, que une lazer, serviços, inclusão e solidariedade. Queremos proporcionar momentos especiais para as crianças e suas famílias, ao mesmo tempo, em que reforçamos o compromisso social do Governo do Estado. Se ainda houver vagas remanescentes, poderemos atender novos credenciamentos no dia, mas a prioridade é de quem fez o registro antecipado. Por isso, pedimos que as famílias se organizem para chegar no horário do credenciamento”, explicou. 

A retirada dos ingressos deve ser feita presencialmente, entre 15h e 20h, na área do parque da Expofeira. A orientação é que as famílias utilizem preferencialmente o acesso pelo Ramal do Alemão, que facilita a chegada até a entrada.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!