Governo do Estado impulsiona empreendedores da bioeconomia na 54ª Expofeira do Amapá
Empreendimento familiar transforma produtos nativos em renda no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Colaboração de Rayssa Lima

A bioeconomia segue sendo um dos grandes destaques da 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado. Um exemplo desse fortalecimento é a empresa familiar Raízes da Amazônia, que há três anos participa da feira e vem conquistando o público com produtos 100% nativos.
Criada em 2020, durante a pandemia, a empresa é comandada por Francilene Brati, ao lado do marido, Josivan Brati, e do filho, Ramis Brati. Eles transformam produtos nativos em produtos diferenciados, como licores, molhos, e, mais recentemente, a cachaça de jambu .
“A experiência de participar desta edição está sendo maravilhosa. Hoje é o sétimo dia, superando todas as expectativas, muito movimento, muita gente e muita venda” Destaca Francilene.

A Raízes da Amazônia, já comercializou todo o estoque da cachaça de jambu tanto no estande quanto na loja física, confirmando a aceitação do público. Além de valorizar a produção local, a empresa também gera emprego e renda. Durante a feira, mão de obra temporária é contratada para auxiliar na produção dos produtos, ampliando oportunidades para trabalhadores.
Após a Expofeira, a família planeja lançar novos produtos derivados do jambu, além de investir na tradicional gengibirra amapaense, reforçando a identidade cultural e gastronômica do nosso Estado.
O Governo do Amapá segue incentivando empreendimentos como a Raízes da Amazônia, que transformam saberes tradicionais em negócios sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a valorização da cultura.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até este domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!