'Estar na maior festa do Amapá é a certeza de que é parte da nossa identidade cultural', diz DJ sobre Festival das Aparelhagens na 54ª Expofeira
Para DJ Fábio J.T, que comanda a aparelhagem Amazônia Fusion, participar do festival é motivo de orgulho. Evento reune 9 grupos no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Colaboração de Keila Góes

A 54ª Expofeira do Amapá é palco, neste sábado, 6, de um dos momentos mais aguardados da programação cultural: o Festival das Aparelhagens, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. As aparelhagens Amazônia Fusion, Trepidante, Hipersom, Gibsom, Transamérica, Matrix, Crocolive, Tropical e a santanense Mega Pressão 360 prometem agitar o público em uma noite dedicada à cultura musical nortista.
Além dos shows, o festival promovido pelo Governo do Amapá em celebração ao som genuíno da Amazônia terá ainda apresentações de grupos de dança na Arena da Rainha, fortalecendo o movimento que já é marca registrada do Norte do país. Para DJ Fábio J.T, que comanda a aparelhagem Amazônia Fusion, participar do momento é motivo de orgulho.
“Estamos na estrada há 13 anos levando música e energia por onde passamos. Estar aqui, na maior festa do Amapá, é a certeza de que a aparelhagem já faz parte da nossa identidade cultural, agradeço ao Governo em nome do nosso representante Clecio Luís por todo o apoio”, afirmou o DJ.

Da mesma forma, Val Mix, representante do Novo Croco Live, destacou a importância da participação. “Nossa trajetória começou há 6 anos e cada apresentação é uma conquista. Fazer parte deste festival é mostrar que a aparelhagem é resistência e inovação, unindo gerações em torno da música”, disse.
Festa democrática
O Festival das Aparelhagens é considerado um dos pontos altos da programação cultural da Expofeira, consolidando-se como espaço de valorização da música eletrônica produzida no Norte e de fortalecimento da identidade cultural amapaense. Segundo a coordenadora do evento, Josilana dos Santos, a proposta é reunir diferentes estilos e públicos em uma mesma celebração.

“Será uma noite para todos os gostos. A aparelhagem é um fenômeno popular que reúne famílias, jovens e apaixonados pela música. A Expofeira abre espaço para essa diversidade, mostrando que a cultura nortista é viva e pulsante. O governador Clecio Luís fez questão de valorizar esse ritimo que agrega valores e empregos, só na montagem são cerca de 200 profissionais envolvidos.”, ressaltou Josilana.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até este domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!