Governo do Estado lança publicação sobre vinho tinto à base de açaí durante na 54ª Expofeira do Amapá
A publicação ‘Produção de fermentado alcoólico de açaí para comunidades produtoras, seguindo as boas práticas de fabricação’ foi lançada no Pavilhão Aquário da Inovação, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

No Pavilhão Aquário da Inovação, o Governo do Estado lançou, durante a programação da 54ª Expofeira do Amapá, uma publicação técnico-científica inovadora sobre a produção de vinho tinto à base de açaí. O lançamento reuniu pesquisadores, produtores, estudantes e representantes de instituições ligadas à ciência, tecnologia e agroindústria.
Intitulada "Produção de fermentado alcoólico de açaí para comunidades produtoras, seguindo as boas práticas de fabricação", a obra apresenta um guia prático e científico voltado ao aproveitamento do açaí na produção de bebidas fermentadas, ensinado a produção do vinho ‘Açaí Tinto’ da empresa Flor da Sumaúma, uma alternativa sustentável de geração de renda do estado.


“O vinho tinto produzido pela Flor da Sumaúma, produzido no Amapá, fortalece o nosso desenvolvimento e produtos da nossa floresta e da bioeconomia amapaense”, destacou Edivan Andrade, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec).
A iniciativa integra as ações do Governo do Estado, em parceria com a Embrapa e o ex-governador João Rodrigues Capiberibe, com sua empresa de vinhos derivados de produtos naturais, a Flor da Sumaúma, para incentivar a pesquisa aplicada e fortalecer a cadeia produtiva do açaí, um dos principais ativos da bioeconomia local.

"Essa publicação é um marco para a ciência aplicada na região amazônica. Nosso objetivo foi traduzir o conhecimento técnico em orientações acessíveis às comunidades produtoras, valorizando o açaí como um ativo estratégico da bioeconomia. Ao transformar o fruto em um fermentado de qualidade, mostramos que é possível aliar inovação, sustentabilidade e geração de renda. É uma conquista coletiva que envolve pesquisa, tradição e desenvolvimento regional”, disse Antônio Cláudio, pesquisador da Embrapa.
O material também reforça o compromisso com o desenvolvimento regional por meio da inovação tecnológica e do uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia.

"O vinho Açaí Tinto nasceu do sonho de mostrar ao mundo o potencial dos nossos sabores e da nossa floresta. Produzir esse vinho no Amapá, com tecnologia e respeito às nossas raízes, é uma forma de transformar o que temos de mais rico em oportunidade para o nosso povo. Essa publicação é mais do que um manual técnico é uma ponte entre o saber tradicional e a inovação”, frisou o Ex Governador do Amapá, João Rodrigues Capiberibe, fundador da Flor da Sumaúma.
A publicação é resultado de parcerias entre instituições de ensino, pesquisa e fomento, e representa um avanço nas práticas de aproveitamento do açaí, respeitando critérios de qualidade, segurança alimentar e viabilidade econômica.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até este domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!