Entrega de títulos mudam a vida de famílias do Jardim Floresta durante a 54ª Expofeira do Amapá
Moradores de Santana receberam escrituras e registros em cartório pela primeira vez, dentro do programa Santana Casa Legal, garantindo segurança jurídica e valorização dos imóveis.
Colaboração de Gabriela de Matoz

A 54ª Expofeira do Amapá foi palco de um momento histórico para os moradores do bairro Jardim Floresta, em Santana. Durante a programação, foi realizada a cerimônia de entrega dos primeiros títulos definitivos e registros em cartório dos lotes urbanos, dentro do programa Santana Casa Legal.
O evento reuniu autoridades estaduais, municipais e representantes de instituições parceiras, consolidando a primeira etapa do projeto que vai regularizar 10 mil imóveis em Santana, sendo 4 mil já neste ciclo inicial. O programa segue os parâmetros da Lei Federal 13.465/2017, que regulamenta a regularização fundiária urbana no Brasil.
A iniciativa garante aos moradores segurança jurídica, a valorização imediata de imóveis, estimada em 30%, e a possibilidade de inserção no mercado formal, estimulando investimentos e gerando novas oportunidades de crescimento econômico para o município.

O vice-governador do Amapá, Teles Júnior, ressaltou o alcance social e econômico do programa.
“Mais do que cidadania, hoje estamos tratando de economia, de recursos e de segurança jurídica. É um passo fundamental para garantir dignidade às famílias do Jardim Floresta e de toda Santana. Aproveito para agradecer ao nosso governador Clécio Luís, que tem dado todo o apoio para que esse programa avance e se torne realidade", disse Teles Júnior.
O prefeito de Santana, Bala Rocha, destacou o compromisso da gestão municipal.
“O Santana Casa Legal é um projeto sério, responsável e consolidado, que deu certo. Esse é um marco para nossa cidade", frisou Rocha.

Entre os primeiros a receber o título esteve o professor Laércio Júnior, morador do Jardim Floresta há anos.
“Hoje é um momento histórico. Foram muitos anos de espera. Agora temos o título registrado em cartório, de graça. Algo que sempre sonhamos, mas que era caro demais para conquistar sozinho. Esse programa trouxe dignidade para o nosso bairro", destacou Júnior.
A cerimônia contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação de Santana (Semduh), Anoreg-AP, Câmara de Vereadores, Caixa Econômica Federal, do Ministério Público, Tribunal de Justiça e sociedade civil.
As falas das autoridades também trouxeram agradecimentos ao governador Clécio Luís, pela sensibilidade em apoiar a política de regularização fundiária e garantir avanços em Santana por meio de parcerias institucionais e recursos destinados ao programa.
O evento foi encerrado com os hinos do Estado do Amapá e do município de Santana, seguido de aplausos emocionados do público presente. Mais do que uma solenidade, a cerimônia marcou o início de um novo capítulo para centenas de famílias que agora têm a certeza de que sua casa é, de fato, um lar com escritura e registro.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até este domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!