Com nove espaços dedicados, estrutura da 54ª Expofeira do Amapá amplia difusão cultural de artistas amapaenses
Durante nove dias, mais de 400 artistas de todo o estado movimentaram o Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá

A 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, entrou para a história não apenas pelo público recorde e pela grandiosidade da estrutura, mas também pela dimensão cultural que alcançou. Durante os nove dias de programação, mais de 400 atrações artísticas e culturais do estado ocuparam os palcos e espaços do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Foram nove espaços culturais espalhados pelo parque, reunindo manifestações populares, grupos de dança, teatro, artes visuais e shows musicais. A iniciativa teve como objetivo valorizar a produção amapaense, possibilitando que artistas de diferentes regiões do estado alcançassem um público diversificado.
A secretária de Cultura, Clicia Vieira Di Miceli, avaliou o evento como um marco para os artistas amapaenses. “Foi a maior vitrine da cultura amapaense. Conseguimos dar visibilidade aos artistas de todos os 16 municípios das mais diferentes linguagens artísticas, da música ao teatro, da dança às expressões tradicionais, reafirmando a força criativa do nosso povo”, destacou.

Além de reunir expressões tradicionais, a programação também abriu espaço para a nova cena artística, fortalecendo a conexão entre gerações. “Essa pluralidade mostra que o Amapá é um celeiro de talentos. A Expofeira foi um momento único de encontro entre artistas e público, que agora conhecem ainda mais a riqueza cultural do nosso estado”, acrescentou a secretária.
A presença massiva de público nas apresentações e a participação de coletivos culturais evidenciaram o impacto da iniciativa. Para a gestão estadual, o legado da 54ª Expofeira é consolidar o espaço da cultura dentro de um dos maiores eventos de negócios sustentáveis, entretenimento e lazer do Norte do Brasil.

Em algumas apresentações foi possível o intercâmbio da cultura amapaense com a de outros estados brasileiros e até de outros Países como cortejo artístico e show da música tradicional da Guiana Francesa e o Festival Bandaia – Conexões Sonoras, que reuniu no palco artistas da África e do Brasil em uma celebração marcada pela diversidade musical e pela valorização da herança afro-amapaense.
Além do festival, os espaços culturais também reuniram artistas do audiovisual, teatro, artes visuais,hip-hop, aparelhagens, moda e tantas outras atrações artísticas que pela primeira vez se apresentaram na 54ª Expofeira.

“Todos os dias ouvíamos relatos de artistas de outros municípios felizes por esse reconhecimento da sua atividade e especialmente estarem se apresentando pela primeira vez como artistas na 54ª Expofeira e isso nos deixa muito feliz, pois todo esse trabalho que deu muito certo foi orientado e acompanhado pelo Governador Clécio Luís, ele externou que queria contemplar o maior número possível de artistas do Amapá inteiro e assim fizemos”, destacou a secretária.
O Governo do Amapá também assegurou apoio financeiro aos artistas vindos de outros municípios para se apresentarem na 54ª Expofeira. A medida teve como objetivo garantir que os cachês fossem destinados integralmente à valorização do trabalho artístico, sem que os profissionais precisassem arcar com despesas de hospedagem e alimentação durante o período da sua apresentação.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e seguiu até o domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento foi a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve ultrapassar cerca de R$ 1 bilhão em negócios.
A programação foi diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Estratégias de atendimento de urgência e emergência também foram ampliadas. A feira sediou a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império. O evento recebeu shows nacionais gratuitos ao público.
Confira como foram os shows da 54ª Expofeira do Amapá:
30 de agosto (sábado): Calcinha Preta e Limão com Mel
31 de agosto (domingo): Ivete Sangalo
1º de setembro (segunda): rock cristão com Rosas de Saron
2 de setembro (terça): noite gospel com Cassiane e Maria Marçal
3 de setembro (quarta): Alexandre Pires
4 de setembro (quinta): Henrique & Juliano e DJs KVSH e Liu
5 de setembro (sexta): forró piseiro de Léo Foguete e Manu Bahtidão
6 de setembro (sábado): Xand Avião e Festival das Aparelhagens
7 de setembro (domingo): Jorge & Mateus
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!