Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO DOS RESIDENCIAIS

Crianças dos conjuntos habitacionais de Macapá participam do 'Dia da Família', após encerramento da 54ª Expofeira do Amapá

Evento ofereceu lazer, cultura e serviços gratuitos, com foco em famílias em situação de vulnerabilidade, no Parque de Exposições da Fazendinha.

Por Bianck Bastos
Colaboração: Rafaela Pereira
09/09/2025 11h10
Evento ofereceu lazer, cultura e serviços gratuitos, com foco em famílias em situação de vulnerabilidade, no Parque de Exposições da Fazendinha.

Para garantir acesso ao lazer, cultura e serviços de saúde gratuitos para famílias em situação de vulnerabilidade, o Governo do Amapá realizou o "Dia da Família", logo após o encerramento da 54ª Expofeira do Amapá. O evento aconteceu na segunda-feira, 8, no Parque de Exposições da Fazendinha, e reuniu cerca de 15 mil pessoas, das quais, aproximadamente mil crianças foram dos oito conjuntos habitacionais de Macapá.

A tarde foi marcada por risadas, pipas coloridas no céu e brincadeiras entre pais e filhos. Emocionada com a iniciativa, Elissandra Guimarães, de 43 anos, moradora do residencial Macapaba, aproveitou a oportunidade para levar a filha Emily Costa, de 9 anos, aos brinquedos gratuitos.

“Para mim, é emocionante ver eles brincando com coisas que eu fazia quando era criança. É um momento que proporciona uma diversão diferente, porque hoje em dia é tanto celular que isso acaba atrapalhando outras formas de brincar. E aqui eles podem correr e se divertir de verdade”, comentou Elissandra.

Elissandra Guimarães, de 43 anos
Emily Costa, de 9 anos

Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Habitação (Sehab), as crianças contaram com transporte gratuito até o parque, transformado em um verdadeiro palco de integração comunitária. Além dos brinquedos tradicionais, houve brincadeiras recreativas como corrida de saco, ovo na colher e cabo de guerra. Também foram realizadas atrações culturais com a banda Chocolate com Pipoca, espaço de leitura, contação de histórias, oficinas educativas e mesas escolares de “Bobbie Goods”.

"Essas brincadeiras parecem simples, mas têm um poder enorme de reunir as pessoas. A gente vê crianças, pais e até avós participando com alegria. Isso fortalece os laços familiares e também resgata a nossa cultura popular", destacou Karen Priscila, coordenadora da Sehab.

Karen Priscila, coordenadora da Sehab

O evento contou ainda com o apoio das secretarias de Estado da Educação (Seed), Saúde (Sesa), Cultura (Secult), Desporto e Lazer (Sedel), Segurança Pública (Sejusp), Assistência Social (Seas), Juventude (Sejuv) e Transportes (Setrap).

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e seguiu até o domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento foi a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão.

A programação foi diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também foram ampliadas. A feira sediou ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império, a programação também recebeu shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!