Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Práticas de esporte e lazer alcançam mais de 10 mil pessoas na 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado

Atividades foram coordenadas pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). Grandes públicos foram destaque nas provas de rodeio, cavalgada, vaquejada, motocross e no festival de pipas.

Por Lana Caroline
11/09/2025 13h00
Momento de adrenalina no Rodeio Regional, que reuniu grande público e manteve viva a tradição cultural do Amapá.

A 54ª Expofeira do Amapá, reconhecida como a maior vitrine de negócios da Amazônia, também foi palco de integração social, tradição e lazer por uma programação esportiva diversificada. Durante nove dias, o Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, recebeu atividades que uniram práticas tradicionais, como cavalgada, rodeio e vaquejada, a modalidades modernas e inclusivas, como tênis de praia, boxe olímpico, exposição de bikes e a Tenda Olímpica.

As atividades esportivas, coordenadas pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), atraíram cerca de 10 mil pessoas ao longo da feira, com destaque para grandes públicos nas provas de rodeio, cavalgada, vaquejada, motocross e no Festival de Pipas.

Pilotos protagonizaram disputas emocionantes e manobras radicais durante o campeonato de motocross realizado na Expofeira

Modalidades e participação

Ao todo, foram realizadas 13 modalidades esportivas que atenderam diferentes perfis de público:

Ao todo, 85 times e atletas participaram da programação, incluindo a histórica estreia de um atleta indígena no torneio de boxe, que se tornou um marco para o esporte amapaense.

Power Jump

Público e impacto

Com este saldo, o Governo do Amapá reforça o compromisso da promoção de práticas acessíveis à população, com incentivo à convivência comunitária, à saúde e à cultura esportiva como desenvolvimento social e da diversidade.

Para a secretária de Estado do Desporto e Lazer, Cibely Peixoto, a participação da pasta foi fundamental para aproximar o público do esporte.

Secretária de Desporto e Lazer, Cibely Peixoto

“A Expofeira é um espaço de negócios, mas também de encontro e convivência. Levar o esporte para dentro dessa grande vitrine significa fortalecer a cultura, valorizar nossas tradições e, ao mesmo tempo, apresentar modalidades modernas e inclusivas. O Governo do Amapá reafirma, mais uma vez, o compromisso com o esporte como ferramenta de transformação social e de qualidade de vida”, destacou a secretária.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e seguiu até o domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento foi a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão.

A programação foi diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também foram ampliadas. A feira sediou ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império, a programação também recebeu shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!