Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Com políticas públicas efetivas, Secretaria de Meio Ambiente realiza 274 atendimentos e reforça a gestão ambiental durante a 54ª Expofeira

Na programação, a Sema ofertou serviços e exposição de instrumentos de gestão ambiental, realizou ação educativa e assinou Acordo de Cooperação Técnica pelo meio ambiente.

Por Alexandra Flexa
12/09/2025 09h30
Equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema)

Consolidada como a maior vitrine de negócios verdes sustentáveis, com 2,2 milhões de visitantes, a 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, ofereceu uma ampla programação e garantiu diversos serviços ambientais ao público e aos empreendedores que participaram dos nove dias do evento, realizado no Parque de Exposições da Fazendinha. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) registrou 274 atendimentos no período de 30 de agosto a 7 de setembro.

A Sema atuou em dois estandes fixos, com serviços relacionados ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), SISPASS, licenciamento ambiental e outorga, totalizando 34 atendimentos. Os números refletem um resultado positivo das ações itinerantes realizadas pela Secretaria, que leva os serviços até os cidadãos e empreendedores nas zonas rurais.

Equipe Sema no stand de atendimentos

Aumento de registros no CAR

O CAR, por exemplo, um dos serviços mais procurados, registrou uma redução na demanda durante a Expofeira. Isso se deve ao fato de que, ao longo do ano, são realizadas diversas ações nos municípios. Em 2023, havia 12.582 cadastros. Já em 2025, esse número apresentou crescimento exponencial, totalizando 16.583 registros no CAR.

No Pavilhão da ExpoAmazônia, o público pôde conhecer os instrumentos ambientais entregues nos últimos dois anos e sete meses da atual gestão. Foram apresentados: o Código de Governança Socioambiental, o Plano Estadual de Recursos Hídricos, o Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, o Plano Estratégico Amapá 2043, o Atlas Solar, e o Plano Operativo de Prevenção e Controle de Desmatamento, Queimadas e Incêndios Florestais do Amapá (2022–2025). Além disso, os visitantes puderam consultar os resultados preliminares dos workshops e oficinas do Plano Estadual de Apoio à Sociobioeconomia, que está em fase de consolidação.

Instrumentos de gestão ambiental
Programa Federal Floresta Mais Amazônia

Coleta seletiva de resíduos sólidos

Entre os serviços ofertados, a Sema realizou a ação itinerante “Empreendedor Consciente”, na qual a equipe de Educação Ambiental percorreu os estandes de alimentação do Parque de Exposições da Fazendinha, repassando orientações sobre a gestão adequada e o descarte correto de resíduos sólidos gerados ao longo do evento. Ao final da programação, todos os empreendimentos visitados receberam o selo “Empreendedor Consciente”.

O empreendedor Lucas Ferreira, 32 anos, que trabalha há três anos na Expofeira, avaliou a ação de educação ambiental como muito positiva:

“É sempre muito importante esse tipo de ação para um evento grandioso como a Expofeira. Mesmo que a gente já conheça e pratique a coleta seletiva de lixo, é fundamental a colaboração de todos. Isso valoriza os nossos serviços”, afirmou.

Empreendedor Lucas Ferreira e equipe de Educação Ambiental da Sema

 Acordo de cooperação com o MP

Ainda durante a programação da 54ª Expofeira, a Sema reforçou a gestão ambiental ao assinar um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério Público do Estado (MP-AP), que prevê o acesso do órgão ao banco de dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), gerido pela Sema.

Com a assinatura do acordo, o Ministério Público, enquanto órgão fiscalizador, passa a ter acesso às informações ambientais das propriedades e posses rurais registradas no CAR, sistema eletrônico de abrangência nacional. A parceria reforça a atuação integrada entre as instituições, assegurando segurança jurídica, transparência e efetividade na obtenção de dados precisos para o planejamento de ações e fiscalização em todo o estado.

Assinatura de Acordo de Cooperação Técnica, Governo do Estado e Ministério Público

“O sucesso na Expofeira reflete o trabalho árduo desenvolvido ao longo do ano, com nossos serviços chegando até o cidadão. Além disso, apresentamos políticas públicas consolidadas, modernas e inovadoras, que alicerçam o desenvolvimento, impulsionando a economia verde e a sustentabilidade em todo o estado, do pequeno ao grande empreendedor da nossa cadeia produtiva”, enfatizou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Taisa Mendonça.

Taisa Mendonça, secretária de Estado de Meio Ambiente

Consolidada como a maior edição da história, a 54ª Expofeira do Amapá, com aprovação de 88,5%  do público, o evento ofertou para o público amapaense uma programação diversificada que reuniu meio ambiente e negócios verdes, 1ª ExpoAmazônia, desenvolvimento econômico, agronegócio, cultura, lazer, gastronomia, tecnologia, turismo, saúde, Amapá na COP30, um forte esquema de segurança e festival de shows inesquecíveis com recorde de público.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e seguiu até o domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento foi a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão.

A programação foi diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também foram ampliadas. A feira sediou ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império, a programação também recebeu shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!