Planejamento e ações de Segurança na 54ª Expofeira do Amapá recebem aprovação de 95% do público
Estratégia da Sejusp envolveu o trabalho integrado das forças de segurança e um grande e moderno aparato tecnológico.

O plano de segurança pública adotado durante a 54ª Expofeira do Amapá recebeu avaliação positiva de 95% dos visitantes, expositores, empresários e demais participantes do evento, consagrado com números impressionantes divulgados pelo governador Clécio Luís, na quinta-feira, 11. Esta edição foi considerada a maior Expofeira já realizada.
A estratégia da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) envolveu o trabalho integrado das forças de segurança estaduais e, pela primeira vez, da Polícia Federal, que participou das ações dentro do Parque de Exposições da Fazendinha. As equipes atuaram de forma preventiva e ostensiva em toda a área da feira e no entorno. A presença policial, o monitoramento por câmeras e o rápido atendimento às ocorrências garantiram tranquilidade aos milhares de frequentadores.
Na pesquisa de satisfação realizada pelo Instituto Opinião, durante os nove dias de programação, expositores e empresários destacaram que a sensação de segurança contribuiu para o aumento da movimentação nos estandes e para a permanência do público até mais tarde. Já os visitantes ressaltaram a organização e o bem-estar, sentidos em todos os dias da Expofeira.

Com essa aprovação maciça, o Governo do Amapá considera o resultado um reflexo dos investimentos em tecnologia, capacitação e integração das forças de segurança, consolidando a Expofeira como um espaço seguro para a promoção da cultura local, do lazer e, principalmente, para a efetivação de negócios.
O governador Clécio Luís avaliou o resultado como um marco para a segurança em grandes eventos no Estado:
“Nenhuma ocorrência grave foi registrada durante a Expofeira. Isso é um ganho gigante — gigantesco, na verdade — porque a sensação de segurança gera também investimentos. Foi um evento de paz", destacou o gestor.

Balanço final
Com um aparato tecnológico moderno e a integração das instituições de segurança, o esquema planejado para garantir a tranquilidade do público na 54ª Expofeira do Amapá fechou o evento sem nenhum registro de ocorrência grave durante os nove dias de programação, tanto no Parque de Exposições da Fazendinha quanto nas imediações.
No total, foram registrados 561 incidentes, todos com resposta rápida dos órgãos de segurança.
Neste ano, o planejamento da Sejusp contou com um aumento de 35% no efetivo em relação a 2024, reunindo mais de 600 agentes em atuação diária durante os dias de feira. A operação abrangeu o interior e o entorno do Parque de Exposições, a Rodovia Josmar Chaves Pinto e o Igarapé da Fortaleza, com ações de prevenção, integração e reforço no policiamento.
Mais de 5 mil agentes das polícias Civil, Militar, Penal, Científica, Federal e do Corpo de Bombeiros atuaram no evento com:
- Policiamento aéreo, a pé e veicular
- Atividades periciais
- Socorro e resgate
- Serviços de inteligência


Plano incluiu ainda o uso de mais de 40 viaturas, além do helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), que este ano foi autorizado a realizar voos noturnos e equipado com o "farol de busca", essencial para operações de salvamento em diversos cenários.
Também foram utilizados drones táticos, que reforçaram a vigilância e contribuíram para a tranquilidade e segurança de todos os visitantes.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e seguiu até o domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento foi a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve ultrapassar cerca de R$ 1 bilhão em negócios.
A programação foi diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Estratégias de atendimento de urgência e emergência também foram ampliadas. A feira sediou a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império. O evento recebeu shows nacionais gratuitos ao público.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!