'Depois de dez anos, voltei a ter esperança de uma vida melhor', diz paciente após cirurgia no Zera Fila do Governo do Amapá
Artista plástica Keila Maria comemora reconstrução total do joelho realizada no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal); antes, procedimento só era feito fora do estado.

A artista plástica Keila Maria Santos de Souza, moradora do habitacional Vila das Oliveiras, no bairro das Pedrinhas, vive um dos momentos mais felizes da vida. Depois de dez anos de sofrimento e limitações causadas por um acidente de carro, ela passou por uma cirurgia de reconstrução total do joelho no programa Zera Fila, do Governo do Amapá.
O procedimento, realizado no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), até pouco tempo atrás só era feito fora do estado, mas agora é realidade no Amapá com os investimento da Secretaria de Saúde (Sesa) em equipamentos de ponta e mão de obra especializada.

“Eu sofri dois acidentes, meu joelho ficou totalmente destruído e eu não tinha mais condições de andar, de trabalhar, de ter uma vida ativa. Hoje, graças a Deus e ao nosso governador Clécio, eu voltei a ter esperança. Estou há quatro dias em casa após a cirurgia, já comecei a andar devagar, e isso é a realização de um sonho", contou emocionada.
Keila relata que, antes da cirurgia, vivia com dores constantes e não conseguia exercer sua profissão. Tarefas simples provocavam dores desconfortáveis, fazendo com que ela evitasse até sair de casa.
“Sou artista plástica e fiquei sem poder trabalhar. Há dez anos eu sofria com esse joelho. Agora eu sei que vou ter qualidade de vida e uma nova chance de viver com dignidade e isso não tem preço", disse.
O procedimento foi realizado no dia 8 de setembro, pouco tempo depois que a paciente entrou no programa Zera Fila, que tem acelerado o acesso da população a cirurgias eletivas no estado.
“Fiz todos os exames na rede pública, passei por ressonâncias, e tudo foi encaminhado com muita agilidade. A equipe do Hcal é maravilhosa, muito dedicada, atenciosa, e os médicos têm cumprido uma missão muito importante para a nossa população”, destacou.

Para Keila, o momento é duplamente especial. Além da cirurgia, neste ano ela também conquistou sua casa própria por meio de programa habitacional do Governo do Amapá.
“Primeiro fui contemplada com meu apartamento e agora, com essa cirurgia que eu tanto sonhei, sinto que minha vida está recomeçando. Eu só tenho a agradecer ao nosso governador Clécio Luís e a toda a equipe do hospital, que me acolheu com tanto carinho. Foi um presente de Deus", celebrou.
Com sorriso no rosto e esperança renovada, Keila já faz planos para retomar a rotina. “Agora vou poder voltar a trabalhar, vou poder ter mais estabilidade na minha vida. Sei que a recuperação é lenta, mas estou cheia de otimismo e gratidão. É como se eu tivesse ganhado uma nova vida".

Zera Fila
O Governo do Amapá alcançou um marco inédito na saúde pública do estado ao realizar, no mês de julho, 816 cirurgias eletivas por meio do programa Zera Fila — superando com folga a meta mensal de 650 procedimentos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), esse é o maior volume de cirurgias já registrado em um único mês pelo Hcal.
De dezembro de 2024 até julho de 2025, já foram realizados 4.822 procedimentos cirúrgicos, com um impacto direto na redução da fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. O avanço nos índices é fruto de uma gestão compartilhada com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), responsável pelo atendimento no Hcal.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!