Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTERCÂMBIO

Universidade do Estado do Amapá encerra 2º Ciclo de Intercâmbio e anuncia parcerias com países da América Latina e Europa

Ueap prevê edital de intercâmbio para Guiana Francesa ainda em setembro.

Por Diego Diniz
15/09/2025 16h52
Estudantes do 2º Ciclo de Intercâmbio da Ueap

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) celebra o sucesso do 2º Ciclo de Intercâmbio, um programa que busca expandir os horizontes de seus estudantes, oferecendo a oportunidade de vivenciar novas culturas e sistemas de ensino. A iniciativa, que está ganhando cada vez mais força, é vista como um passo importante para a internacionalização da instituição e a qualificação de seus estudantes.

O intercâmbio não é apenas uma aventura, é antes uma jornada de crescimento pessoal e profissional. Para muitos estudantes da Ueap, essa experiência no exterior representa a chance de enriquecer culturalmente e conhecer novas possibilidades acadêmicas.

"Foi muito importante na minha vida porque eu pude conhecer outra cultura e, para além disso, pesquisar sobre aspectos da decoloniedade, trazendo essas pesquisas aqui para o estado" conta a estudante Josineide Magno, estudante do curso de Filosofia, que esteve em intercâmbio na Universidade de Coimbra, em Portugal. Este 2º ciclo levou 20 alunos às cidades de Coimbra, Évora, Algarve e Aveiro.

A reitora Kátia Paulino destaca a importância da iniciativa para a comunidade acadêmica. "Nós somos a única universidade do estado que tem um programa de intercâmbio custeado com recursos próprios, que tem uma política própria de internacionalização e isso para nós é muito gratificante", afirmou.

A reitora planeja dar andamento ao projeto Ueap Bilíngue, com um curso básico e célere de línguas estrangeiras para que os intercambistas possam sair do Brasil com no mínimo um vocabulário básico do país que irá lhe receber.

A mobilidade acadêmica não beneficia apenas os estudantes. Os professores da UEAP também enxergam no intercâmbio uma maneira de fortalecer a pesquisa e a extensão, estabelecendo parcerias e trocando experiências com docentes de outras instituições. Este ano, por exemplo, a Ueap já contou com palestras de pesquisadores de universidades chilenas e argentinas, e desta troca de experiências vem surgindo oportunidades para novos acordos de intercâmbio.

Equipe de docentes que coordenam o programa de internacionalização da UEAP.

O futuro do intercâmbio na Ueap

A Ueap pretende expandir o programa de intercâmbio nos próximos anos. A meta é criar um programa mais robusto e acessível, oferecendo mais oportunidades para que alunos de todos os cursos possam ter a experiência de estudar no exterior. 

Danielle Hoshino, coordenadora do programa de intercâmbio da Ueap, revelou que a universidade está em tratativas avançadas com diversos países. "Estamos consolidando parcerias também com universidades da Venezuela, Espanha, Guiana Francesa, além da Unila – que é a universidade da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina”.

A expectativa da Propesp (Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação), setor responsável pela coordenação do programa, é de publicar ainda este mês um novo edital com 5 vagas especificamente para estudantes de Letras/Francês para intercâmbio na Guiana Francesa, dando início ao 3º ciclo de intercâmbios da universidade.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação