Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEMANA DA PÁTRIA

Amapá celebra 82 anos de criação do Ex-Território com emocionante e tradicional Desfile Cívico-Estudantil neste 13 de setembro

Evento contou com a participação de 65 escolas estaduais, além de centros e instituições de ensino de Macapá, Santana e Mazagão.

Por Joyce Batista
14/09/2025 09h08
Estudantes de Macapá, Santana e Mazagão desfilaram no Sambódromo de Macapá no sábado, 13

A Avenida Ivaldo Veras, que atravessa o Sambódromo de Macapá, se encheu de cores, alegria e emoção neste sábado, 13. Com o tradicional Desfile Cívico-Estudantil, o Governo do Estado celebrou os 82 anos de criação do Ex-Território Federal do Amapá, reunindo 65 escolas e centros de ensino em uma homenagem à história e em um convite para um futuro mais sustentável.

Com o tema “Amapá na COP 30: Educação, Sustentabilidade e Desenvolvimento”, os pelotões formados pelos estudantes trouxeram mensagens sobre a importância da preservação ambiental, participação popular, bioética, cultura, diversidade regional, entre outros temas. Com faixas, coreografias e apresentações de projetos, o desfile buscou conscientizar e trazer informações para o público presente.

Governador Clécio Luís durante passagem do desfile de 13 de setembro

"Hoje é a data magna do Amapá, a data máxima. É o dia que o estado, há 82 anos, se desmembrou do Pará e virou Território Federal. De lá pra cá, muita coisa aconteceu. E esse desfile de hoje é muito importante, ele é temático porque estamos nos preparando para a COP30, que vai tratar de sustentabilidade, de desenvolvimento ético e sustentável, entre tantos outros temas ambientais e de desenvolvimento", destacou o governador do Amapá, Clécio Luís.

Presença maciça de alunos, professores e pais reforçou o caráter popular e a importância do evento

O desfile começou com a apresentação das bandeiras do Brasil, do Amapá, da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e das escolas participantes. Em seguida, as instituições de ensino desfilaram, incluindo escolas regulares, de gestão compartilhada e centros de ensino e profissionalizantes. A programação também contou com a participação das bandas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, além das bandas e fanfarras das unidades de ensino.

A presença maciça de alunos, professores e pais reforçou o caráter popular e a importância do evento para a identidade amapaense. A celebração não apenas relembrou o marco histórico de 1943, mas também destacou o papel vital da educação na construção de uma sociedade mais forte para as próximas gerações. 

Sandra Casimiro, secretária de Estado da Educação do Amapá

"É com imensa emoção que vejo nossa gente reunida aqui. A presença de cada estudante, de cada professor, de cada pai e mãe, mostra que o Amapá valoriza a sua história. Este desfile, que celebra a criação do nosso Território Federal, é muito mais do que um ato cívico, é um reencontro com a nossa identidade, com a nossa força e com a nossa capacidade de construir o futuro", destacou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.

Desfile buscou conscientizar e trazer informações para o público presente

A estudante Esther Geovana, de 18 anos, esteve entre centenas de estudantes que desfilaram neste 13 de setembro. Aluna do 3º ano da Escola Estadual General Azevedo Costa, de Macapá, ela desfilou no 4º pelotão, que trouxe como subtema cidadania e direitos fundamentais.

"É a segunda vez que eu desfilo. Eu estou muito feliz, muito orgulhosa, porque é um prazer enorme para a gente, como estudante, estar aqui participando desse momento, representando a nossa escola e celebrando também a nossa pátria, que é o Brasil, e também o estado do Amapá. Eu estou muito feliz, muito alegre, porque é algo inexplicável, é uma emoção que só quem passa sabe, é um nervosismo quando você entra, mas também é muito gratificante, por estar representando aquilo que se acredita, que confia", conta Geovana.

Estudante Esther Geovana, de 18 anos, desfilou pela segunda vez junto a sua escola

A assistente social Joelita Henriques comparece assiduamente aos desfiles da Semana da Pátria, reafirmando seu compromisso com a celebração da história do Brasil e do Amapá. Neste ano, ela teve um motivo ainda mais especial: ver sua afilhada desfilar. 

"É sempre uma alegria estar aqui. Eu venho todos os anos para prestigiar esse momento celebrativo que é o aniversário de constituição do Amapá, e participar desse momento cívico, importante para a sociedade, para o estado e para cada um de nós", disse Joelita.

Joelita Henriques, assistente social, prestigiou a afilhada durante o desfile de 13 de setembro

 O evento foi encerrado com o desfile dos servidores da Secretaria de Estado da Educação, responsáveis pelo planejamento, organização das escolas e realização do desfile anualmente.

📸 Confira mais momentos do desfile cívico-estudantil de 13 de Setembro:

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação