Mais Sorriso leva grande ação de saúde e cidadania para comunidade quilombola de São Raimundo do Pirativa, em Santana
Iniciativa do Governo do Amapá atenderá cerca de 500 moradores de 19 a 25 de setembro, com serviços odontológicos, consultas médicas, exames, vacinação, cidadania e esporte.

O Governo do Amapá prepara uma força-tarefa para a terceira grande ação do Mais Sorriso, programa que leva saúde bucal à população, especialmente em áreas remotas. Desta vez, os atendimentos serão na comunidade quilombola de São Raimundo do Pirativa, em Santana, entre os dias 19 e 25 de setembro.
A iniciativa, coordenada pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, oferecerá atendimentos odontológicos, consultas com médicos especializados, exames, vacinação, assistência farmacêutica e uma série de serviços de cidadania e esporte, com o apoio de diferentes órgãos estaduais e parceiros.
Além do Pirativa, a ideia é atender as demais comunidades da região, que fica a cerca de 20 minutos de barco da sede do município. Na segunda-feira, 15, Priscilla Flores, idealizadora e coordenadora do programa, reuniu-se no Palácio do Setentrião para alinhar os detalhes da ação. A expectativa é atender cerca de 500 pessoas ao longo da semana.

A programação será realizada em duas etapas: de 19 a 21, serão ofertados atendimentos clínicos, como limpeza, raspagem e restauração. Já entre os dias 22 e 25, a população terá acesso a procedimentos de maior complexidade, como tratamento de canal e a confecção de próteses dentárias com planejamento em 3D.

“Estaremos ofertando tratamento endodôntico com tecnologia de ponta, utilizando raio-x digital e ‘instrumentação rotatória’ que permite concluir o procedimento em até meia hora. Também teremos colocação de pinos e coroas, com escaneamento intraoral [de dentro da boca] e próteses confeccionadas na hora por fresadora. É um avanço que já levamos em outras edições, como ao território indígena Wajãpi e na comunidade Maranata, na foz do rio Ajuruxi, e que agora vai beneficiar a comunidade do Pirativa", destacou Priscilla.
Além da equipe do Mais Sorriso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também vai dispor de médicos, enfermeiros, farmacêuticos e exames laboratoriais. Haverá consultas com especialistas como gastroenterologista, pediatra e ginecologista, este último feito em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santana. Profissionais de outros estados também participarão das ações do Mais Sorriso, promovendo treinamento prático para as equipes no local.

Cidadania garantida
Os atendimentos não se restringem à saúde. O Super Fácil, coordenado pela diretora-geral Renata Apóstolo, vai levar dezenas de serviços de cidadania à comunidade, pelo projeto Super Fácil das Águas, que envolve serviços das secretarias de Políticas para as Mulheres, Assistência Social (Seas), Juventude (Sejuv), Desporto e Lazer (Sedel), Superintendência de Vigilância Sanitária (SVS) e outras instituições.

“A nossa média é de cerca de 70 profissionais atuando em cada edição. Os principais serviços do Super Fácil estarão presentes, como emissão de documentos, CPF, cartão do SUS, além de atendimento e assessoria jurídica. Também contamos com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. No total, estimamos a participação de mais de 12 instituições oferecendo serviços essenciais", ressaltou Renata.
A ação conta ainda com a parceria da Capitania dos Portos, Prefeitura de Santana e apoio do senador Randolfe Rodrigues e do deputado estadual Rodolfo Vale, que garantiu os kits de higiene bucal que serão distribuídos à população local e das nove comunidades vizinhas, que somam quase 600 habitantes.
Com a iniciativa, o programa Mais Sorriso reforça o compromisso do Governo do Amapá em levar dignidade, cidadania e saúde de qualidade para todas as regiões, fortalecendo políticas públicas que alcançam comunidades ribeirinhas e quilombolas do estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!