Governo do Amapá lança censo para coletar informações da população surda dos 16 municípios
Por meio de um formulário on-line, o Centro de Acolhimento ao Surdo busca mapear necessidades educacionais no estado.

Com o objetivo de traçar um perfil completo da população surda no estado, o Governo do Amapá lançou o censo do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS). A iniciativa visa coletar dados essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas futuras, além de promover a inclusão e garantir os direitos desse público.
O censo se trata de um formulário on-line, que visa mapear a população surda nos 16 municípios do Amapá, levantando informações detalhadas sobre a quantidade de pessoas com deficiência auditiva e suas necessidades educacionais. Isso porque a falta de dados oficiais e atualizados dificulta o planejamento de ações específicas.
Com o levantamento, o Centro de Atendimento ao Surdo, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), poderá aumentar seu número de assistidos e também alinhar seus serviços para a alfabetização em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e capacitação da nova demanda.

“É importante fazer esse levantamento para que possamos chegar até essas pessoas. Muitos nem sabem da existência do CAS. Então, é muito importante que a gente faça essa busca para eles saberem que existe esse acolhimento e esse suporte. Através do censo, vamos saber o grau de educação dessas pessoas”, explica a diretora do Centro de Atendimento ao Surdo, Edinelma Santos.
O lançamento do Censo faz parte da programação do “Setembro Azul”, mês voltado para a inclusão e valorização da população surda. Entre as atividades, estão a oferta de serviços de saúde e beleza, esporte e lazer para valorização e acolhimento.
CAS
O Centro de Atendimento ao Surdo tem como principal função oferecer atendimento educacional especializado para estudantes surdos da rede pública de ensino do estado. Sua atuação se concentra no auxílio ao desenvolvimento acadêmico de alunos surdos, à promoção do ensino de Libras e também a formação continuada de educadores, entre outras atividades.
A instituição funciona na Avenida Profª. Cora de Carvalho, nº. 2657, esquina com a Rua Santos Dumont, no bairro Santa Rita, em Macapá, de 8h às 17h.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!