3ª Jornada de Engenharia Química celebra o Dia do Engenheiro Químico com programação científica e inovadora
O evento, que terá como tema “Ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo no coração da Amazônia”, vai reunir especialistas, docentes e estudantes

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) promove, no dia 19 de setembro, a 3ª Jornada de Engenharia Química, em comemoração ao Dia do Engenheiro Químico. O evento, que terá como tema “Ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo no coração da Amazônia”, vai reunir especialistas, docentes e estudantes para discutir avanços e perspectivas da área no contexto amazônico.
A programação, coordenada pelo colegiado de Engenharia Química, acontece no Auditório Samaúma, localizado na sede administrativa do Senai Amapá, em Macapá, e contará com palestras, mesas-redondas e apresentações sobre inovação tecnológica, sustentabilidade e empreendedorismo, abarcando diferentes possibilidades oferecidas aos alunos e profissionais formados no curso, de inteligência artificial à extração de propriedades medicinais de plantas.
Para o professor do colegiado do curso, Dr. Felipe Fernando da Costa Tavares, o evento é fundamental, pois além de contribuir com a formação dos alunos da Ueap, também se apresenta como um espaço de visibilidade para a Engenharia Química, mostrando à sociedade o papel estratégico dessa área e despertando o interesse de futuros acadêmicos.
“No Amapá, essa relevância se amplia pelo contexto da Amazônia, uma região marcada pela maior biodiversidade do planeta e por recursos naturais únicos. A Engenharia Química tem a capacidade de desenvolver novos produtos a partir da biodiversidade amazônica, a valorização de matérias-primas locais e a criação de tecnologias que aliem preservação ambiental e geração de renda”, explicou o docente.
Um dos profissionais convidados para o evento é Dr. Pedro Henrique Fauro, engenheiro químico e doutor em Inovação Farmacêutica, que atualmente é gerente de Educação e Tecnologia no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ele fará uma palestra magna tratando sobre inovação e tecnologia.
O evento também recebe uma mesa-redonda com alunas egressas responsáveis por iniciativas inovadoras e empreendedoras na área: as engenheiras Evelyn Silveira, representante da Kupulate, empresa que produz um produto semelhante ao chocolate, feito a partir do cupuaçu; e Thais Freitas, da startup Sensações Amazônicas, que produz óleos essenciais de plantas da região como breu branco e copaíba.

Confira a programação completa:
Sexta-feira - 19/09
- 8h30 - Abertura oficial
- 9h - Palestra magna, com o Dr. Pedro Henrique Fauro
- 10h - Mesa-redonda: inovação e empreendedorismo em Engenharia Química, com Evelyn Silveira e Thais Freitas.
- 14h – Técnicas de extração verde de plantas frutíferas e medicinais da Amazônia: inovação para a bioeconomia sustentável, com a Dra. Marcilene Paiva da Silva, doutora em Ciências e Tecnologia de Alimentos.
- 15h – Inteligência Artificial na Educação Superior: Desafios, Oportunidades e o Futuro da Aprendizagem, com o Dr. Willias da Luz Rodrigues, doutor em Engenharia Química.
- 16h – Aplicações biotecnológicas de fungos endofíticos, com a Dra. Juliana Gisele Corrêa Rodrigues, doutora em Biotecnologia e Biodiversidade.
- As inscrições estão disponíveis por meio de formulário online acessado via QR Code no material de divulgação e também no link abaixo.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!