Governo do Amapá participa do 72º Forum Nacional de Habitação de Interesse Social em João Pessoa para fortalecer conexões e capacitar técnicos
Com duração de 3 dias, o evento reúne gestores, especialistas e agentes públicos de todo o Brasil para debater políticas habitacionais, regularização fundiária e inovação.

Para estabelecer conexões, discutir caminhos para a ampliação do acesso à moradia digna, aprimorar processos de regularização fundiária e debater modelos inovadores e sustentáveis para habitação popular, o Governo do Amapá participa desde a quarta-feira, 17, do 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social em João Pessoa, na Paraíba.
O evento, principal do setor no país, acontece até sexta-feira, 19. No primeiro dia, foram discutidos os processos das regularizações fundiárias como direito social, por meio do termo de cooperação firmado pelo poder público, judiciário e privado. Além disso, também houve demonstrações de programas sociais implementados em outros estados que trazem resultados positivos e que podem servir como modelo para outras regiões.

“É de suma importância a presença do Governo do Amapá neste Fórum, porque a gestão do governador Clécio Luís tem esse compromisso de garantir moradia digna às famílias em situação de vulnerabilidade social. Então, essa é uma oportunidade enriquecedora que estabelece conexões com diversas pessoas, aprimora conhecimentos e, sobretudo, nos ajuda a entender como funciona a política de habitação de outros estados do Brasil. E esses três dias de evento são fundamentais para podermos levar aprendizado e ideias inovadoras para somar com a política habitacional do nosso estado”, explicou a secretária adjunta de Estado da Habitação, Rozana Duarte.
O fórum conta com a presença das agentes técnicas e coordenação da Secretaria de Estado da Habitação (Sehab) do Amapá, além de demais gestores públicos, técnicos, representantes de órgãos federais, estaduais e municipais, agentes do setor produtivo, membros da sociedade civil, estudantes e pesquisadores.

Política de Habitação
Em dois anos e oito meses da atual gestão, mais de 1,7 mil moradias foram construídas e entregues para a população amapaense. A execução dos serviços marcam o compromisso do governador do Amapá, Clécio Luís, em garantir moradias dignas a milhares de famílias em vulnerabilidade social no estado.
Em dezembro de 2023, mil unidades habitacionais, entre casas e apartamentos, foram entregues nas etapas 3 e 4 do Residencial Miracema, na Zona Norte de Macapá. No ano seguinte, foram entregues as 512 unidades do Vila dos Oliveiras e, em fevereiro de 2025, mais de 280 lares também foram entregues no novo Residencial Nelson dos Anjos, no bairro Congós, Zona Sul da capital.
E, para garantir suporte constante aos moradores, os conjuntos habitacionais também contam com uma equipe multiprofissional permanente do Plantão Social composta por técnicos administrativos, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais. Equipes que também são responsáveis por coordenar projetos sociais que beneficiam os moradores dos conjuntos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!